MEDIDA COMERCIAL

Donald Trump isenta setores brasileiros de tarifas extras

Compartilhe
Trump tarifas
Trump isenta setores brasileiros de tarifas extras em medida comercial. Apesar das isenções, café e carne bovina continuarão sujeitos às cobranças elevadas.

ESTADOS UNIDOS, 31 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou a imposição de tarifas extras de 40% sobre produtos brasileiros, somando-se aos 10% já anunciados em abril.

A medida, que entra em vigor em 6 de agosto de 2025, foi baseada na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacionais (IEEPA), permitindo ao governo americano adotar sanções comerciais em resposta a ameaças externas. No entanto, diversos setores foram isentos da sobretaxa.

Entre os produtos poupados estão aeronaves civis, peças e simuladores de voo, além de metais como ouro, prata e minério de ferro. Materiais informativos, como livros e obras de arte, também escaparam da tarifa. Além disso, energia elétrica, gás natural e derivados de petróleo não serão afetados.

O setor agrícola teve alívio com a exclusão de suco de laranja e castanha-do-pará, enquanto veículos de passageiros e peças automotivas igualmente ficaram de fora da lista.

Apesar das isenções, café e carne bovina continuarão sujeitos às tarifas elevadas. Mercadorias em trânsito até 6 de agosto terão prazo até 5 de outubro para entrada nos EUA sem a sobretaxa.

Bagagens pessoais e doações, como roupas e medicamentos, também foram excluídas da medida.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x