RUÍNA SOCIAL

Dobra nº de moradores de rua no Brasil em menos de 2 anos

Compartilhe
Rua cerrado
População em situação de rua saltou de 160 mil para 345 mil desde o lançamento do Plano Ruas Visíveis, anunciado pelo governo federal em 2023.

BRASIL, 12 de agosto de 2025 – Em 2023, o governo federal lançou o Plano Ruas Visíveis, prometendo investir cerca de R$ 1 bilhão para reduzir a população em situação de rua no Brasil. A iniciativa reúne 11 ministérios e prevê ações em sete áreas, incluindo assistência social, habitação e saúde.

O plano prevê ampliação de serviços de acolhimento, criação de cozinhas solidárias, construção de unidades habitacionais, atendimento de saúde e realização de um censo nacional. Também envolve governos estaduais e municipais, além de representantes do Judiciário, Legislativo, movimentos sociais e sociedade civil.

Apesar das medidas anunciadas, o número de moradores de rua aumentou. Dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (UFMG) mostram que, desde o anúncio do plano, o total passou de 160 mil para 345 mil pessoas.

O Sudeste concentra mais de 60% dessa população, enquanto o Norte registra menos de 5%. A capital paulista reúne cerca de 100 mil pessoas vivendo nas ruas, número mais que três vezes superior ao de uma década atrás.

Segundo o levantamento, São Paulo contabiliza 146.940 moradores de rua, seguido por Rio de Janeiro (31.693), Minas Gerais (31.410), Bahia (15.045) e Paraná (13.854). A maioria não vive em abrigos, ocupando calçadas, praças, viadutos e construções improvisadas.

O perfil demográfico aponta que 85% são homens, 70% são negros, quase 10 mil têm menos de 17 anos e cerca de 32 mil são idosos com mais de 60 anos.

A UFMG e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) atribuem o crescimento à crise econômica e à inflação, à perda de empregos e renda, ao déficit habitacional, à demora na execução de políticas sociais e aos impactos da pandemia, que agravaram a miséria e o desemprego informal.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x