SÃO LUÍS, 7 de março de 2023 – A divulgação do laudo sobre as causas do incêndio que ocorreu em uma sala de cinema da rede Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em 7 de março. é aguardado há mais de três meses e o prazo de divulgação já foi expirado desde 31 de maio.
O incêndio resultou na morte de duas pessoas, Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, além de deixar outras 21 pessoas feridas. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou que os trabalhos foram concluídos, mas até o momento não houve divulgação dos resultados técnicos.
Segundo informações, a divulgação do laudo pericial tem sido atrasada devido a divergências técnicas entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Segurança. Enquanto o laudo atribui a responsabilidade apenas à direção dos cinemas, mas o Corpo de Bombeiros argumenta que o shopping também tem responsabilidades no incêndio e não aceita essa conclusão.
Essas discordâncias têm impedido a divulgação do laudo final, o que prolonga a obtenção de uma resposta clara sobre as responsabilidades pelo ocorrido. O prazo inicial de conclusão do inquérito foi prorrogado por mais um mês, e a falta de respostas sobre o ocorrido torna essencial que o documento seja disponibilizado ao público.