SÃO LUÍS, 05 de junho de 2024 – Na madrugada desta terça (5), o Museu do Reggae, situado no Centro Histórico de São Luís, foi alvo de um arrombamento, resultando na perda de partes de seu valioso patrimônio.
Por meio das redes sociais, o historiador e advogado Diogo Gualhardo, fez a denúncia criticando a falta de segurança nas instituições culturais do estado.
“São apenas dois museus do reggae no mundo: um na Jamaica e outro aqui, em São Luís. Infelizmente, o nosso foi arrombado nesta madrugada, e partes importantes do nosso patrimônio foram perdidas”, afirmou Gualhardo.
Segundo ele, a situação se agrava pela retirada da segurança dessas instituições por parte do Governo do Estado do Maranhão.
“Funcionários e estagiários trabalham com medo. Até quando essa situação irá perdurar? Será que os administradores aguardam uma tragédia? Aguardam a perda de uma vida humana? Eu espero e acredito que não e torço que essa situação mude”, enfatizou.
A insegurança no Museu do Reggae não é um caso isolado. Outros espaços culturais também sofrem com a falta de vigilância.
Reconhecido por sua formação sólida em Direito e História, além de Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Diogo Gualhardo é sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e uma voz respeitada nas discussões sobre política e cultura.