Nessa segunda (29), quando o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi recebido pelo governador Jerônimo Rodrigues, o secretário-geral do União Brasil, ACM Neto, que é ex-prefeito de Salvador, criticou a segurança pública da Bahia e a descreveu como um “verdadeiro caos”.
A ida do ministro da Justiça ocorre em meio à recente ocorrência de uma família feita refém no bairro de Tancredo Neves, em plena luz do dia. O ex-prefeito destacou que o governador deveria ter levado o ministro ao bairro, sugerindo que o apoio das autoridades federais poderia contribuir positivamente para a segurança pública na Bahia.
O incidente em questão envolveu a invasão de uma residência e a manutenção de quatro crianças como reféns, resultando em prolongadas negociações para a sua liberação. Essa situação alarmante destaca-se em meio aos dados do Monitor da Violência, que revelam que a Bahia lidera o ranking de mortes violentas no Brasil há quatro anos consecutivos.
Diante disso, ACM Neto questionou a falta de planejamento do governo estadual no combate às ações do crime organizado em todo o estado, enfatizando a necessidade de uma abordagem mais efetiva em vez de simplesmente se apoiar em propaganda.
Segundo informações divulgadas pelo portal G1, o bairro de Tancredo Neves já registrou cinco casos de sequestro apenas nos meses de abril e maio deste ano.