RESPIRADORES FANTASMAS

Dino se afasta de apuração sobre compra de respiradores

Compartilhe
Dino STF
Ministro Flávio Dino acatou pedido da PGR para que caso envolvendo Rui Costa volte ao STJ, que reassume investigação sobre compra suspeita de respiradores.

BRASÍLIA, 7 de agosto de 2025 – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) retome as investigações sobre supostas irregularidades na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia.

O inquérito envolve o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, que presidia o consórcio em 2020, quando foi governador da Bahia.

O caso apura indícios de fraude em contrato de R$ 48 milhões com a empresa HempCare, especializada em medicamentos à base de maconha, para fornecer 300 respiradores que nunca foram entregues.

A PGR argumentou que, mesmo com Rui Costa agora como ministro, o STJ é competente para julgar crimes supostamente cometidos durante seu mandato como governador. Dino concordou com o entendimento na quarta (6).

Rui Costa nega irregularidades e afirma que a PGR não apresentou novas provas contra ele. Em nota, sua assessoria destacou que o parecer ministerial de março já indicava que “a assinatura por si só não é capaz de comprovar responsabilização criminal”.

O inquérito estava parado desde maio, quando foi remetido ao STF após mudanças nas regras de foro privilegiado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x