FOGO CRUZADO

Dino rejeita advogada e aciona PF contra governador do MA

Compartilhe
Dino STF
Flávio Dino indefere participação de amicus curiae, mas aciona Polícia Federal para investigar acusações feitas contra o governo do Maranhão.

BRASÍLIA, 5 de agosto de 2025 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, negou o pedido da advogada Clara Alcântara Botelho Machado para atuar como amicus curiae no processo que questiona a escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). O caso está sob a relatoria do próprio ministro maranhense.

No despacho, Dino afirmou que a participação excepcional como amicus curiae exige representatividade notória e desvinculada de interesses pessoais. Segundo ele, esse critério não foi atendido pela peticionante. O processo analisa a legalidade da escolha de conselheiros do TCE pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

Apesar de negar a participação, o ministro levou em conta que, no pedido, a advogada apresentou denúncias contra o governo estadual que não guardam conexão direta com o objeto da ação. Ainda assim, Dino decidiu remeter as acusações para apuração.

O ministro determinou a abertura de inquérito na Polícia Federal com base nas denúncias feitas por Clara. O prazo inicial para conclusão das investigações é de 60 dias. Segundo Dino, o inquérito poderá fornecer “suporte empírico” às ações judiciais relativas ao processo do TCE.

O ministro também analisou o pedido do PCdoB para ingressar no processo como amicus curiae. A solicitação foi desautorizada pelo presidente da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV. Ele argumentou que apenas a federação pode agir juridicamente em nome dos três partidos.

Diante disso, Flávio Dino concedeu o prazo de 10 dias úteis para que o PCdoB se manifeste oficialmente sobre a tentativa de atuação individual no processo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x