PÂNTANO TÓXICO

Dezenas de siris são encontrados mortos na Lagoa da Jansen

Compartilhe
siris lagoa
Siris são encontrados mortos na Lagoa da Jansen. Os animais foram encontrados em meio a restos de comida, plásticos e objetos descartados, como sapatos velhos.

SÃO LUÍS, 22 de janeiro de 2026 – Cerca de 20 siris foram encontrados mortos nos últimos dias em trechos da Lagoa da Jansen, na capital maranhense. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) investiga as possíveis causas.

Os crustáceos foram localizados em diferentes pontos da laguna, em meio a resíduos como restos de comida, plásticos e calçados descartados. Nesta quinta (22), técnicos da SEMA realizaram vistoria no local e coletaram amostras de água para análise em laboratório. O resultado final deve ser divulgado em até sete dias.

De acordo com a secretaria, os siris mortos não foram recolhidos para análise devido à falta de uma equipe especializada para o procedimento. A causa da morte dos animais ainda não foi confirmada.

Especialistas indicam que o número elevado de mortes pode estar relacionado a um desequilíbrio ambiental na laguna, possivelmente provocado por poluição ou pela presença de algum agente tóxico na água.

Integrantes da Associação Amigos da Lagoa da Jansen afirmam que já realizaram dezenas de solicitações ao poder público em busca de melhorias para o local.

Em nota, a SEMA informou que realiza monitoramento e fiscalização ambiental contínuos no Parque da Lagoa da Jansen, e que adotará as medidas necessárias após a conclusão das análises físico-químicas e bacteriológicas da água coletada.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x