GESTÃO RUINOSA

Dezenas de cidades do MA estouram gastos com folha salarial

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Cidades TCE
Dezenas de cidades recebem alerta sobre percentual de despesas com pessoal. O alerta é baseado em normas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

MARANHÃO, 8 de julho de 2025 – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu mais um Alerta relativo ao acompanhamento da gestão fiscal das cidades maranhenses. O Alerta foi publicado na edição desta terça (7), do Diário Oficial Eletrônico da instituição.

Os municípios alcançados ultrapassaram o limite de Alerta (48,60%) de despesa com pessoal no 1º Quadrimestre de 2025, descumprindo normas estabelecidas nesta área pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Análises realizadas pelos auditores do TCE nos dados declarados pelos fiscalizados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) fundamentaram o Alerta, que abrangeu as seguintes cidades:

  1. Açailândia
  2. Aldeias Altas
  3. Arame
  4. Caxias
  5. Chapadinha
  6. Codó
  7. Coelho Neto
  8. Conceição do Lago-Açu
  9. Gonçalves Dias
  10. Grajaú
  11. Icatu
  12. Itapecuru Mirim
  13. Lagoa do Mato
  14. Luís Domingues
  15. Matões do Norte
  16. Palmeirândia
  17. Peritoró
  18. Pinheiro
  19. Pirapemas
  20. São Bernardo
  21. São João do Sóter
  22. São José de Ribamar
  23. São José dos Basílios
  24. São Raimundo do Doca Bezerra
  25. São Roberto
  26. Timbiras
  27. Tufilândia.

Os municípios alertados devem adoção das medidas legais cabíveis para correção das distorções identificadas, de forma a evitar a aplicação das sanções administrativas e civis previstas na legislação.

As despesas com pessoal representam um dos maiores gastos realizados pelos municípios e órgãos públicos e os órgãos de controle externo têm atuado para que os parâmetros definidos para esta área pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sejam atendidos integralmente.

Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, a emissão de Alertas tem a finalidade chamar a atenção dos gestores para o tema, possibilitando a adoção de medidas para a manutenção do equilíbrio da gestão fiscal.

“Como todas as demais despesas públicas, os gatos com pessoal devem ser feitos de forma planejada e racional, primando pelo equilíbrio orçamentário, fator essencial para a boa gestão pública. Como órgão de controle externo, o TCE atua para que os municípios maranhenses alcance este estágio”, afirma.

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