AUMENTO

Desmatamento na Amazônia Legal cresce 68% em janeiro

Compartilhe
Desmatamento aumento
Desmatamento na Amazônia Legal aumentou 68% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Área equivale a 400 campos de futebol por dia.

BRASÍLIA, 24 de fevereiro de 2025 – O desmatamento na Amazônia Legal aumentou 68% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. A área destruída atingiu 133 km², o equivalente a mais de 400 campos de futebol por dia. Esse foi o sexto pior índice registrado na série histórica para o mês.

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. O levantamento aponta que Mato Grosso concentrou 45% da área devastada. Em seguida, Roraima e Pará somaram juntos 88% da perda de vegetação na região.

A pesquisadora do Imazon Larissa Amorim destacou que os números representam um alerta para a necessidade de intensificar o monitoramento ambiental. Segundo ela, o combate ao desmatamento requer maior fiscalização, operações rigorosas contra crimes ambientais e políticas que incentivem a preservação e o uso sustentável da floresta.

Além do desmatamento, a degradação florestal, provocada por queimadas e extração de madeira, teve um aumento expressivo.

Em janeiro, atingiu 355 km², superando a área da cidade de Belo Horizonte (MG). O volume foi 21 vezes maior que o registrado no mesmo mês de 2024, sendo o terceiro pior da série histórica, atrás apenas de 2015 (389 km²) e 2011 (376 km²).

HISTÓRICO DE DESTRUIÇÃO

Os maiores índices de desmatamento na Amazônia em janeiro ocorreram nos governos de Dilma Rousseff (2015), Jair Bolsonaro (2022) e Lula (2023). Os recordes foram:

  • Janeiro de 2015 (Dilma): 288 km²
  • Janeiro de 2022 (Bolsonaro): 261 km²
  • Janeiro de 2023 (Lula): 198 km²

Mesmo com os discursos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) no Brasil, o desmatamento segue em alta no atual governo. A oposição já tem repercutido os dados, cobrando ações mais eficazes para conter a devastação.

A Amazônia Legal abrange mais de 5 milhões de quilômetros quadrados e engloba nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, além de partes do Maranhão e do Mato Grosso.

A classificação foi criada em 1950 pelo governo federal para fins de planejamento e desenvolvimento regional.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x