O FIM DO TEATRO

Desempenho pífio nas eleições de 2022 decreta “morte política” do PSDB

Compartilhe
Reduzidos a esterco, tucanos elegeram apenas 13 deputados federais e nenhum senador. Partido também pode ficar sem nenhum governador.

Com apenas 13 deputados federais eleitos e nenhum senador, o PSDB é oficialmente um partido nanico. Fundado em 1988 por grandes nomes da política como Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Pimenta da Veiga e Franco Montoro, o desempenho nas eleições de 2022 devem decretar o fim de um dos maiores partidos de esquerda da história recente do país.

Nas eleições para governo, o PSDB não conseguiu eleger nenhum governador. A legenda disputa o segundo turno em apenas três estados (Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Entre os 13 deputados federais eleitos, estão o ex-governador Aécio Neves (MG) e Carlos Sampaio (SP). Por outro lado, nomes como José Serra não conseguiram a eleição.

A decadência do partido foi iniciada após a derrota nas eleições de 2014, quando Aécio Neves esteve muito perto de vencer Dilma Rousseff. Logo após aquelas eleições, a tese do filósofo Olavo de carvalho sobre o teatro das tesouras.

A tese afirma que PT e PSDB, eleitoralmente adversários nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, fazem são duas partes do mesmo corpo.

As lâminas de uma tesoura, vista de perto, parecem dois objetos diferentes. Contudo, se o observador se afasta, enxerga o instrumento inteiro e percebe que as lâminas estão interligadas e só funcionam em parceria.

A percepção do eleitorado iniciou um processo de esvaziamento do PSDB que pode ser considerado definitivo em 2022. O partido está oficialmente morto politicamente.

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.