GARANTIDO

Desempenho do PP fortalece Fufuca para o Senado em 2026

Compartilhe
Com 9 prefeitos eleitos entre as maiores cidades, o PP iguala o MDB e coloca André Fufuca em posição forte para 2026.

SÃO LUÍS, 29 de outubro de 2024 – O resultado das eleições municipais de 2024 colocaram o o ministro dos Esportes, André Fufuca, em posição muito confortável em relação às eleições para o0 Senado em 2026. O partido comandado pelo ministro no Maranhão elegeu 9 prefeitos das 50 maiores cidades do estado nas eleições. Com o resultado, o partido iguala o MDB na contagem geral de cidades entre as 50 maiores.

Fufuca conseguiu eleger os prefeitos de Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Buriticupu, Lago da Pedra, Vargem Grande, Coelho Neto, São Domingos do Maranhão, Penalva. O PP foi o único partido que conseguiu emplacar dois prefeitos entre as cinco maiores cidades do Maranhão. Elegendo Rildo Amaral em Imperatriz e Gentil Neto em Caxias. Segunda e quinta maiores cidades do Maranhão respectivamente.

O desempenho coloca Fufuca, pelo menos até agora, como nome mais forte para a disputa até agora. Além dele, também já manifestaram o desejo de disputar a eleição a senadora Eliziane Gama (PSD) e o senador Weverton Rocha (PDT).

Partido da senadora Eliziane Gama, o PSD elegeu apenas o prefeito da capital, Eduardo Braide. Mesmo assim, Eliziane fez campanha para Duarte Jr, adversário de Braide, e muito dificilmente contará com o apoio de Braide para uma possível tentativa de reeleição. O que coloca a senadora em uma situação de fragilidade em possíveis negociações.

Nos bastidores, especula-se que, apesar de manifestar o desejo de tentar a reeleição, Eliziane Gama decida disputar uma vaga para a Câmara Federal. O que, mesmo mais fácil do que a disputa no Senado, já seria uma tarefa difícil.

O PDT, partido do senador Weverton Rocha, apresentou desempenho baixo nas eleições deste ano. Elegendo apenas os prefeitos de Araoises, Rosário e Tuntum. Dissidente e adversário do governador Carlos Brandão nas eleições de 2022, Rocha tem na reaproximação do grupo governista uma das chances de uma campanha competitiva nas eleições de 2026. Weverton também conta com o apoio do ministro das telecomunicações, Juscelino Filho (União), um aliado no projeto de manter-se no Senado.

Ao contrário de Gama, caso decida voltar para a Câmara Federal, Rocha teria uma eleição relativamente fácil.

Inscreva-se e não perca as notícias

NOME DO GOVERNO

Além dos dois senadores, também são ventiladas as possibilidades de que um nome ligado diretamente ao governador Carlos Brandão e ao MDB, ou o próprio, reividique uma das duas vagas. Neste cenário, aparecem como nomes possíveis a deputada federal Roseana Sarney (MDB), o irmão do governador, Marcos Brandão (MDB) ou o do vice-governador Felipe Camarão (PT).

A indicação de Camarão seria uma tentativa de recompor o grupo governista, que passa por turbulência. A eleição contemplaria o grupo político herdeiro do ex-governador, e agora ministro do Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula e a cúpula nacional do PT. Com isso, Brandão teria o caminho livre para apoiar a campanha da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), ao governo.

FUFUCA GARANTIDO

Ministro do governo Lula, presidente de um partido recursos partidários e tempo de televisão, Fufuca terminou as eleições de 2022 com excelente resultado. É improvável que, em uma mesa de negociação, seu nome seja preterido para a disputa para o Senado em qualquer situação.

Isto porque, ao contrário de Eliziane Gama, Weverton Rocha e todos os demais nomes, que seriam carregados pelo grupo e pela máquina governamental, Fufuca iria ajudar a si mesmo, ao colega de chapa e o candidato ao governo.

Dados estes cenários, é lógico afirmar que hoje o ministro reune as melhores condições para disputar, vencer e assumir uma das vagas que irão ser disputadas nas eleições de  2026.

DESEMPENHO DOS PARTIDOS NAS 50 MAIORES CIDADES DO MARANHÃO EM 2022

  1. PP – 9 cidades – Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Buriticupu, Lago da Pedra, Vargem Grande, Coelho Neto, São Domingos do Maranhão, Penalva 
  2. MDB – 9 cidades – São Bento, Bacabal, Presidente Dutra, Colinas, Barra do Corda, Amarante do Maranhão, Pindaré-Mirim, Santa Helena, Barreirinhas 
  3. PL – 6 cidades – Tutóia, Viana, Estreito, Zé Doca, Bom Jardim, Chapadinha 
  4. UNIÃO – 5 cidades – Açailândia, Matões, Pedreiras, Turilândia, Vitorino Freire 
  5. PSB – 4 cidades – Timon, Paço do Lumiar, Coroatá, São Mateus do Maranhão 
  6. PDT – 3 cidades – Araioses, Rosário, Tuntum 
  7. PRD – 3 cidades – Balsas, Itapecuru Mirim, Santa Luzia 
  8. REPUBLICANOS – 3 cidades – Turiaçu, Cururupu, Urbano Santos 
  9. PODE – 2 cidades – São José de Ribamar, Pinheiro 
  10. PSDB – 2 cidades – Grajaú, Parnarama 
  11. PT – 2 cidades – Codó, Brejo 
  12. MOBILIZA – 1 cidade – Santa Rita 
  13. PSD – 1 cidade – São Luís 
Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Uma resposta

  1. Já começou a narrativa pra ver se gruda, mas tá muito difícil.
    O povo tá mais atento a esse candidatos que usam os recursos públicos pra se manterem no poder, mas que AGEM CONTRA O POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.