DECISÃO

Desembargador do TJ barra votação do orçamento 2025 na Alema

Compartilhe
Decisão desembargador
Decisão atende mandado de segurança de deputado estadual e impede apreciação do orçamento devido a divergências sobre emendas parlamentares.

MARANHÃO, 11 de dezembro de 2024 – O desembargador Gervásio Protásio Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), suspendeu na segunda (10), a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estava prevista para ser apreciada pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nesta terça (11).

A decisão atende a um mandado de segurança do deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB). O parlamentar alegou que foi impedido de apresentar emendas que correspondessem a 1/42 de 1,55% da Receita Corrente Líquida do Estado de 2023, conforme determinação anterior do próprio desembargador.

A emenda de Lago foi rejeitada pela Comissão de Orçamento da Alema, sob justificativa de que ultrapassava o limite de 0,86% estabelecido pela norma estadual. A comissão alegou que a proposta também não estava em conformidade com regras de planejamento orçamentário, como o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Protásio Júnior afirmou que a rejeição da emenda tornaria o orçamento incompatível com sua decisão anterior, comprometendo a validade de uma ação judicial prévia apresentada pelo deputado.

O magistrado ainda decidiu estender os efeitos do mandado de segurança aos casos de outros parlamentares que enfrentam situações semelhantes. Dessa forma, a votação do orçamento ficará paralisada até que as questões sobre as emendas parlamentares sejam resolvidas judicialmente.

Compartilhe

Leia mais

PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA
PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA

Café recorde

RECORDE

Preço do café dispara e supera recorde de 1977
Café recorde

RECORDE

Preço do café dispara e supera recorde de 1977

Justiça decisão

DECISÃO

Justiça manda exonerar servidores por nepotismo em Cururupu
Justiça decisão

DECISÃO

Justiça manda exonerar servidores por nepotismo em Cururupu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.