PARIS, 1º de agosto de 2024 – Os deputados do partido Novo enviaram um requerimento de informação (RIC) ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitando detalhes sobre a comitiva que acompanhou a primeira-dama Janja à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O pedido foi assinado pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Em nota, os deputados afirmaram que a viagem de Janja e sua comitiva “levantou dúvidas sobre a necessidade e os custos envolvidos”. Eles exigem “respostas específicas para maior entendimento dos fatos e promoção da transparência”.
O requerimento inclui perguntas sobre o custo total da viagem, os critérios de escolha dos assessores e as atividades desempenhadas por cada integrante nos eventos oficiais.
Segundo a deputada Adriana Ventura, é fundamental “garantir que cada centavo do dinheiro público seja usado com responsabilidade e transparência, especialmente em momentos de cortes nos recursos destinados à saúde e à educação”.
Ventura questionou a justificativa para a viagem, pedindo informações detalhadas sobre a composição e os custos da comitiva, bem como os motivos para a presença de cada assessor.
Janja representou o presidente Lula na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Ela esteve acompanhada dos ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino. Lula explicou que convidou Janja a representar o Brasil, já que ele tinha compromissos importantes no país.
Em seu retorno, Janja publicou uma foto em frente à Torre Eiffel, elogiando os atletas brasileiros e desejando sucesso a eles.