CÂMARA

Deputados do MA divergem em votação sobre PEC que limita STF

Compartilhe
Deputados Câmara
Deputados Aluisio Mendes (Republicanos) e Allan Garcês (PP) votaram a favor da proposta, enquanto Duarte Júnior (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PT) foram contra.

BRASÍLIA, 10 de outubro de 2024 – Nesta quarta (9), quatro deputados federais do Maranhão participaram da votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados sobre o projeto que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aluisio Mendes (Republicanos) e Allan Garcês (PP) votaram a favor da proposta, enquanto Duarte Júnior (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PT) foram contra. A proposta está em análise como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que já foi aprovada no Senado.

A PEC visa restringir decisões monocráticas no STF e em outros tribunais superiores. A proposta foi aprovada na CCJ com 39 votos favoráveis e 18 contrários. O relator do projeto, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), defendeu que a medida fortalece o Legislativo.

Ele afirmou que “não é razoável que uma única pessoa tenha o poder de anular decisões de todo um Congresso Nacional.”

Rubens Pereira Júnior criticou a proposta, afirmando que ela tem um caráter de retaliação ao STF. Para ele, o projeto visa pressionar a Suprema Corte, especialmente em relação ao julgamento de réus envolvidos em crimes relacionados às eleições de 2022.

“O Supremo foi fundamental na defesa da democracia e na lisura do processo eleitoral de 2022”, declarou Rubens Júnior.

DECISÕES MONOCRÁTICAS

A PEC 8/2021 propõe a proibição de decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis, atos normativos ou ações dos presidentes da República, Senado ou Câmara. Também veda decisões que impeçam a tramitação de propostas legislativas ou interfiram em políticas públicas.

Decisões monocráticas são tomadas por um único magistrado e precisam ser confirmadas pelos demais ministros da Corte.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x