RESISTÊNCIA

Deputados do Espírito Santo enfrentam Moraes e votam pela Liberdade de Assumção

Compartilhe
Deputado Capitão Assumção (PL) tem prisão revogada por votação na Assembleia Legislativa do ES após determinação do STF.

VITÓRIA, 6 de maço de 2024 – Na última sessão ordinária híbrida, ocorrida nesta quarta-feira (6), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo deliberou sobre a situação do deputado Capitão Assumção (PL), detido por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria do Plenário, com 24 votos a 4, optou pela revogação da prisão preventiva do parlamentar, superando o mínimo necessário de 16 votos. O presidente da Assembleia, Marcelo Santo (Podemos), optou pela abstenção na votação.

A decisão da Assembleia não altera imediatamente a resolução do STF, mas comunica a posição do legislativo estadual à Suprema Corte para consideração. O parecer pela soltura de Assumção veio após análise de uma comissão especial, constituída para examinar o caso, que recomendou o relaxamento da prisão. A comissão ouviu a defesa do deputado, apresentada por seu advogado Fernando Dilen, que solicitou aos parlamentares que superassem divergências ideológicas em favor da legalidade do caso.

Durante a sessão, destacaram-se os argumentos sobre a falta de novas postagens ou vídeos do deputado que justificassem a manutenção de sua prisão, conforme alegado pelo Ministério Público do Estado (MPES). A defesa enfatizou a atuação de Assumção em consonância com as responsabilidades de seu mandato, sem infringir o inquérito em questão.

A Comissão Especial, liderada por Lucas Scaramussa (Podemos), baseou seu relatório em princípios constitucionais, como as prerrogativas que protegem parlamentares contra prisão, salvo em flagrante por crime inafiançável, e questionou a atualidade da ordem de detenção. Além disso, mencionou a posição da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a prisão, refletindo mudanças recentes na interpretação do STF sobre a matéria.

Quatro deputados votaram contra a revogação, enquanto a maioria se posicionou favoravelmente, citando a defesa da liberdade de expressão e a inviolabilidade do mandato parlamentar conforme a Constituição. A votação marca um episódio significativo na Assembleia, destacando a defesa dos quase 100 mil eleitores representados por Assumção.

O presidente Marcelo Santos comunicou que a resolução da votação seria enviada ao STF no mesmo dia, refletindo o resultado e a posição legislativa estadual sobre o caso.

Compartilhe

Leia mais

Iracema Transparência

COMANDO

Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Iracema Transparência

COMANDO

Iracema Vale é reeleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

ESCÂNDALO

Dólar turismo é chega a R$ 6,47 em casas de câmbio no Brasil

ESCÂNDALO

Dólar turismo é chega a R$ 6,47 em casas de câmbio no Brasil

STF Supremo

SUPREMO

STF pode beneficiar milhares de condenados por improbidade
STF Supremo

SUPREMO

STF pode beneficiar milhares de condenados por improbidade

Uma resposta

  1. Parabéns aos Deputados da assembléia legislativa do Espírito Santo. Mostrando à Câmara Federal como se deve agir. Se está na lei, deve-se observar o que a lei diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.