AMORDAÇADO

Deputado Yglésio é denunciado por criticar decisão judicial

Compartilhe
Yglésio TJMA
Caso reacende discussões sobre imunidade parlamentar, já que as declarações do deputado estadual Dr. Yglésio foram feitas dentro da Assembleia Legislativa.

MARANHÃO, 23 de dezembro de 2025 – O desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos denunciou o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), ao Tribunal de Justiça do Maranhão, após críticas feitas pelo parlamentar a uma decisão judicial. As declarações ocorreram em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (20).

Segundo a denúncia, o deputado classificou a decisão do magistrado como “absurda”, “estranha”, “incompreensível” e “uma verdadeira aberração”. Para o desembargador, as declarações configuram ofensa à honra e extrapolam os limites do debate institucional.

O vídeo foi gravado no gabinete de Yglésio Moyses, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na gravação, o parlamentar critica liminar que autorizou a liberação de 50% de valores bloqueados em conta da advogada Maria Angélica Roxo Lima, investigada por suposto envolvimento com jogos de azar.

A decisão judicial questionada autorizou o desbloqueio parcial dos recursos durante investigação sobre um grupo suspeito de atuar em atividades ilegais no Maranhão. O deputado afirmou que a medida contrariava o bom senso e levantou questionamentos públicos sobre o fundamento jurídico adotado.

Em nota à imprensa, José Joaquim afirmou que as acusações feitas pelo parlamentar eram “mentirosas e burlescas”. Além disso, declarou que adotaria medidas judiciais cabíveis, sustentando que sua decisão observou princípios constitucionais e critérios de proporcionalidade.

A petição criminal foi protocolada na segunda (22), e distribuída por sorteio ao gabinete do desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho. Atualmente, o gabinete está sob substituição da juíza Lucimary Castelo Branco Campos dos Santos.

Agora, cabe à relatora analisar a acusação formal apresentada contra o deputado. O procedimento também pode ser encaminhado ao Órgão Especial do TJ-MA, colegiado do qual o próprio autor da denúncia integra como membro.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x