
MARANHÃO, 23 de dezembro de 2025 – O desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos denunciou o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), ao Tribunal de Justiça do Maranhão, após críticas feitas pelo parlamentar a uma decisão judicial. As declarações ocorreram em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (20).
Segundo a denúncia, o deputado classificou a decisão do magistrado como “absurda”, “estranha”, “incompreensível” e “uma verdadeira aberração”. Para o desembargador, as declarações configuram ofensa à honra e extrapolam os limites do debate institucional.
O vídeo foi gravado no gabinete de Yglésio Moyses, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na gravação, o parlamentar critica liminar que autorizou a liberação de 50% de valores bloqueados em conta da advogada Maria Angélica Roxo Lima, investigada por suposto envolvimento com jogos de azar.
A decisão judicial questionada autorizou o desbloqueio parcial dos recursos durante investigação sobre um grupo suspeito de atuar em atividades ilegais no Maranhão. O deputado afirmou que a medida contrariava o bom senso e levantou questionamentos públicos sobre o fundamento jurídico adotado.
Em nota à imprensa, José Joaquim afirmou que as acusações feitas pelo parlamentar eram “mentirosas e burlescas”. Além disso, declarou que adotaria medidas judiciais cabíveis, sustentando que sua decisão observou princípios constitucionais e critérios de proporcionalidade.
A petição criminal foi protocolada na segunda (22), e distribuída por sorteio ao gabinete do desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho. Atualmente, o gabinete está sob substituição da juíza Lucimary Castelo Branco Campos dos Santos.
Agora, cabe à relatora analisar a acusação formal apresentada contra o deputado. O procedimento também pode ser encaminhado ao Órgão Especial do TJ-MA, colegiado do qual o próprio autor da denúncia integra como membro.







