Lagoa da Jansen
Deputado pede urgência do Governo para resolver seca da Lagoa
Por José Linhares Jr • 07/06/2022
Compartilhe
A Sinfra alega que já está no desenvolvimento de projetos de engenharia para intervencionar e fazer o reparo no canal que está apresentando problema. Só depois da materialização dos projetos que as obras de reparo terão início.

No último final de semana, moradores e usuários da Lagoa da Jansen notaram que o nível da água da laguna estava abaixo do normal e reclamaram do mau cheiro e a incidência de peixes mortos no local.

Por se tratar de uma responsabilidade estadual, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) pediu providências urgentes do Governo do Maranhão para solucionar a seca da Lagoa da Jansen.

“Por falta de manutenção, a comporta quebrou e está escoando água direto, dia e noite. O estado precisa tomar uma providência urgente senão a lagoa vai secar”, lamentou Neto.

O parlamentar ressaltou ainda que fez contato com o secretário de estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, relatando a situação e solicitando medidas urgentes.

“O secretário nos atendeu e disse que enviará uma equipe ao local para fazer a manutenção da comporta quebrada. Se não fizer essa manutenção urgente a consequência é que em 40 dias a lagoa fique completamente seca”, finalizou Neto Evangelista.

O que diz o Governo

O Governo informa que, regularmente, realiza a operação de abertura e fechamento da comporta do vertedouro, que permite a comunicação entre a Lagoa da Jansen (laguna) e o mar, dentro dos parâmetros técnicos que proporcionam a renovação da água e oxigenação. Esse procedimento tanto diminui o odor quanto aumenta a quantidade de espécies de peixes encontrados por lá.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura do Maranhão afirma que, recentemente, desenvolveu, em conjunto com a Secretaria de Governo (Segov), uma investigação para diagnosticar o problema de dificuldade de manutenção no nível da água da lagoa, levando em consideração que a operação de abertura e fechamento segue sendo realizada corretamente e, apesar disso, há perda de volume muito grande de água.

A Sinfra alega que já está no desenvolvimento de projetos de engenharia para intervencionar e fazer o reparo no canal que está apresentando problema. Só depois da materialização dos projetos que a execução das obras de reparo terão início.

Compartilhe
14/06/2024
ATAQUE
Pacovan é alvo de ataque a tiros na cidade de Zé Doca
14/06/2024
EXECUÇÃO
Corpos de irmãs são encontrados em praias do Maranhão
14/06/2024
SÃO LUÍS
Karla Sarney fiscaliza Programa de Saúde Mental para Professores

1 Comentário

  1. Anônimo

    Bate bola, um jogando a responsabilidade para o outro, os esgotos que sao lançados na lagoa ninguém se pronuncia Caema? Miniserio publico? o lodo acumulado durante anos ninguém se manifesta, o mau cheiro cada vez e maior igual a uma privada entupida ha anos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda