BRASÍLIA, 03 de dezembro de 2024 – O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor da lei que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), foi beneficiado por isenções fiscais concedidas às suas empresas.
Em 2024, duas empresas vinculadas ao parlamentar foram favorecidas com aproximadamente R$ 940 mil em desoneração tributária, de acordo com informações do portal Metrópoles.
BENEFÍCIOS A EMPRESAS LIGADAS AO PARLAMENTAR
Entre as empresas beneficiadas está a produtora de eventos Festa Cheia, que, mesmo em meio ao discurso de crise no setor, registrou nos últimos anos faturamento milionário e lucros superiores a 70%.
Outra empresa favorecida, o restaurante Ruffo, foi criado após o encerramento da emergência sanitária da covid-19, o que contradiz o objetivo do Perse de mitigar prejuízos causados pela pandemia.
A legislação, publicada em maio de 2021, foi elaborada com o propósito de apoiar a recuperação financeira do setor de eventos, severamente impactado pelas restrições da pandemia. No entanto, as condições previstas na lei favoreceram diretamente as empresas ligadas ao parlamentar.
CARREIRAS DEFENDE PROGRAMA E LEGALIDADE DOS BENEFÍCIOS
O deputado Felipe Carreras afirmou que o Perse é uma medida essencial para a recuperação do setor de eventos e negou qualquer privilégio específico. Segundo ele, a inclusão de suas empresas no programa ocorreu dentro da legalidade e visa beneficiar toda a cadeia produtiva do segmento.
Carreras foi protagonista na renovação do Perse para 2024, liderando esforços no Congresso Nacional para reverter a suspensão do programa decretada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no final de 2023.
A suspensão havia sido justificada pela necessidade de ajustes fiscais.