SÃO LUÍS, 15 de agosto de 2024 – O deputado estadual Wellington do Curso criticou, em discurso na Assembleia Legislativa, o desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Na quinta (15), o parlamentar destacou que, desde a meta estabelecida pelo MEC em 2005, apenas os estados de Goiás, Pernambuco e Piauí conseguiram atingir os objetivos educacionais propostos para o período de 2007 a 2021.
“Ontem, o secretário de Educação de São Luís veio falar de avanço na educação, com todo respeito, secretário, mas que avanço? Somente três estados da Federação. Somente três estados, o estado de Goiás, o estado de Pernambuco e do Piauí conseguiram bater a meta do IDEB, estabelecido pelo MEC, em 2005. Essa meta é de 2007-2021, e somente três estados conseguiram bater a meta, estado de Pernambuco, estado de Goiás, estado de Pernambuco, o Estado do Piauí.”
Wellington enfatizou que a educação pública do Maranhão ainda deixa a desejar, mencionando que nem o estado nem a capital, São Luís, conseguiram bater as metas estabelecidas.
Segundo o deputado, dos 100 melhores desempenhos educacionais do país entre o primeiro e quinto ano, 67 escolas estão no Ceará, 32 em Alagoas e uma em Pernambuco, sem nenhuma instituição maranhense ou ludovicense na lista.
“Então, deixa a desejar a educação pública do Estado do Maranhão. Uma educação pública de qualidade, isso também vale para a Prefeitura de São Luís, vale para a Prefeitura de São Luís, não bateu a meta. E dados interessantes, dados importantes, das 100 escolas públicas do Brasil, com o melhor desempenho educacional, do primeiro ao quinto ano, 67 estão no Ceará, 32 estão em Alagoas, e uma no Pernambuco, não tem nem uma escola do estado do Maranhão e nem de São Luís, que esteja configurando entre as 100 escolas públicas, com melhor desempenho educacional.”
O deputado ressaltou a importância de uma educação pública de qualidade, afirmando que a transformação da vida das pessoas só é possível por meio de um sistema educacional eficiente.
Wellington também reforçou sua atuação como parlamentar na cobrança por melhorias na educação e na valorização dos professores, apontando que o tema será prioridade em seu projeto político.