POLÍTICO ACUSADO

Deputado do MA firma acordo e tem processo criminal suspenso

Compartilhe
Deputado Kekê
Deputado estadual firmou um acordo com o MPMA e teve suspenso o processo criminal que enfrentava por omissão de informações técnicas solicitadas pelo órgão.

MARANHÃO, 26 de agosto de 2025 – O deputado estadual Weyklen Coelho Teixeira, conhecido como Kekê Teixeira (MDB), firmou um acordo com o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e teve suspenso o processo criminal que enfrentava por omissão de informações técnicas solicitadas pelo órgão.

O caso ocorreu no período em que ele presidia a Câmara de Vereadores de Cidelândia, no Maranhão, e resultou em um compromisso de pagamento em benefício de entidade local.

A denúncia havia sido recebida em julho de 2023 pela juíza Selecina Henrique Locatelli, da 2ª Vara Criminal de Açailândia. O parlamentar era acusado de descumprir o artigo 10 da Lei nº 7.347/85, que trata da recusa ou retardamento na entrega de dados técnicos essenciais ao Ministério Público para propositura de ação civil pública.

Na ocasião, mesmo após diligências, o deputado não foi localizado, o que levou a magistrada a decretar sua prisão preventiva e suspender o processo por oito anos, decisão publicada em maio de 2024.

Porém, o Ministério Público solicitou a revogação da prisão, alegando que o denunciado mantinha dois domicílios e seguia exercendo o mandato de vereador em Cidelândia, onde poderia ser encontrado durante as sessões legislativas.

O pedido foi acatado, e o processo passou a constar na pauta da audiência preliminar, momento em que seria avaliada a possibilidade de suspensão condicional. A medida abriu caminho para um acordo entre as partes.

A audiência de instrução criminal ocorreu em maio deste ano, quando foi apresentada a proposta de suspensão da ação penal. O deputado aceitou as condições e comprometeu-se ao pagamento pecuniário de seis salários mínimos em cestas básicas, destinadas à Comunidade Terapêutica Bom Samaritano.

O valor total acordado foi de R$ 9.108,00, a ser quitado em seis parcelas de R$ 1.518,00, com vencimentos mensais de junho a novembro de 2025.

Dessa forma, a juíza Selecina Henrique Locatelli homologou o acordo, que suspende a ação penal por seis meses. Caso o cumprimento das obrigações seja confirmado, o processo será encerrado definitivamente.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x