opções

CPI DO MST

Deputado diz que Lula é agressivo e dificulta relação com o agro

Compartilhe
Parlamentar disse que, se Lula criar barreiras contra a atuação da CPI do MST, será “prova de que o governo corrobora com invasões ilegais”.

Brasília, 22 de maio de 2023 – O deputado Pedro Lupion (PP-PR) expressou sua preocupação com a postura “agressiva” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao agronegócio, afirmando que isso dificulta o relacionamento com o setor.

Lupion, líder da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), ressaltou que as pontes construídas pelo vice-presidente e ministro da Indústria Geraldo Alckmin (PSB) e pelo ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) estão sendo prejudicadas.

“Infelizmente, estamos vendo novamente o Lula político de antigamente, que tem sido agressivo com o setor”, declarou em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta segunda (22). “Lula já chamou os ruralistas de fascistas e maus-caracteres. Isso nos afasta, tornando difícil estabelecer um bom relacionamento.”

De acordo com Lupion, se Lula “erguer um muro” em relação à bancada devido à atuação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), será uma “prova de que o governo apoia esse movimento e essas invasões ilegais”.

O deputado destacou que o objetivo da CPI é investigar a origem do financiamento para as invasões de terras e o apoio recebido pelo MST. “Parece que há pessoas do governo envolvidas, e o MST tem influência direta sobre o Executivo, inclusive na nomeação de cargos”, afirmou. “O MST nem mesmo possui CNPJ, não teria recursos para isso por conta própria. Seu objetivo nunca foi a reforma agrária. É uma luta política.”

Questionado sobre a nomeação do deputado Ricardo Salles (PL-SP) como relator da CPI, Lupion respondeu que o congressista é “competente” e “tem todo o direito” de pleitear o cargo. Salles, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), está sendo investigado por crimes ambientais e possui histórico de conflitos com o MST.

“Qualquer pessoa escolhida [para a relatoria da CPI] enfrentaria questionamentos semelhantes. Salles possui conhecimento técnico”, afirmou Lupion.

Compartilhe

Leia mais

Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico
Delegado tratamento

TRATAMENTO

Delegado preso estava afastado para tratamento psiquiátrico

Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB
Governo Sigilo

SIGILO

Governo mantém sigilo sobre novos ônibus entregues pela MOB

STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês
STJ Julgamento

JULGAMENTO

STJ conclui oitivas da Operação 18 Minutos neste mês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.