BRASÍLIA, 22 de julho de 2024 – No primeiro semestre de 2024, os 513 deputados federais acumularam 493 faltas não justificadas nas sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme levantamento publicado pelo portal Metrópoles nesta segunda (22).
O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), atualmente preso sob acusação de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, lidera a lista com 33 faltas sem justificativas.
Washington Quaquá (PT-RJ) aparece em segundo lugar, com 10 ausências. Entre os deputados mais faltosos está a deputada maranhense Detinha (PL), esposa do deputado Josimar Maranhãozinho. Nesta atualização, o deputado federal Junior Lourenço não figura entre os mais faltosos.
O portal Metrópoles destacou que o número de faltas não justificadas teve uma redução de 2,6% em comparação ao período de fevereiro a julho de 2023, quando foram registradas 506 ausências.
O levantamento foi baseado em dados extraídos das páginas dos deputados no site da Câmara até a última sexta (19) e não incluiu informações sobre faltas justificadas ou licenças médicas.
Confira abaixo os 10 deputados com mais faltas no 1º semestre de 2024:
- Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ)
- Washington Quaquá (PT-RJ)
- Mauricio Neves (PP-SP)
- Vinicius Gurgel (PL-AP)
- José Priante (MDB-PA)
- Silas Câmara (Republicanos-AM)
- Alberto Mourão (MDB-SP)
- Antônia Lúcia (Republicanos-AC)
- Detinha (PL-MA)
- Magda Mofatto (PRD-GO)