SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 06 de agosto de 2024 – O Ministério Público do Maranhão investiga uma denúncia contra Dudu Diniz, presidente da Câmara de vereadores de São José de Ribamar. A acusação aponta a existência de um funcionário fantasma na folha de pagamento da Câmara, identificado como Wilson de Castro Rodrigues Júnior.
Em depoimento à Polícia Civil, Wilson afirmou que não é servidor público e trabalha há cinco anos como motorista de aplicativo. A denúncia sugere um esquema de corrupção e desvio de dinheiro público, onde o nome de Wilson continuou a constar na folha de pagamento mesmo após sua exoneração.
De acordo com a denúncia, Wilson foi contratado pela Câmara em fevereiro de 2023, mas exonerado em agosto do mesmo ano. No entanto, registros do Portal da Transparência mostram que ele continuou a receber salários em maio e junho de 2024, sem nova publicação de admissão no Diário Oficial.
Essa situação viola os princípios administrativos e pode levar à condenação de Dudu Diniz por improbidade administrativa. O presidente pode ser obrigado a devolver os valores pagos indevidamente e enfrentar a perda de função pública e a suspensão de direitos políticos por até 12 anos.
IMPACTO POLÍTICO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
A situação de Diniz ocorre em um momento em que, mesmo com o presidente da Câmara de Ribamar contando com o apoio de vereadores, partidos e a máquina do governo do Maranhão, empata tecnicamente com o jornalista Guilherme Mulato, do partido NOVO.
Pesquisa do Instituto Prever realizado entre 2 e 6 de julho, com 600 eleitores, e registrada sob o protocolo MA-02085/2024, indicou Dudu Diniz com 14,0% das intenções de voto, enquanto Mulato alcançou 11,7%. A pesquisa tem margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
Com a repercussão da denúncia e avanço das investigações de funcionário fantasma na Câmara de Ribamar, o candidato Mulato deve ultrapassar Dudu Diniz nas pesquisas, rumo à segunda colocação (O prefeito Dr Julinho lidera todas as pesquisas no município).
Durante a Convenção do Povo, realizada no domingo (04) pelo partido NOVO, foi oficializada a candidatura de Guilherme Mulato à prefeitura. Mulato, que conta com o apoio de Lahésio Bonfim, ex-candidato a governador, e de lideranças comunitárias, escolheu a pastora Arcângela como sua vice.
“Ribamarense, mulher, professora, pastora, e sem nenhuma ligação com a classe política. Nossa vice-prefeita será a pastora Arcângela, que representa a mulher guerreira, e com essa chapa próxima das pessoas simples que vivem nossa cidade, apresentamos a mudança de verdade.”, disse Mulato.
denunciadududiniz-1