BRASIL

Dengue: 2025 registra o 2º maior nº de casos da história

Compartilhe
Dengue Brasil
O Brasil iniciou 2025 com o segundo maior registro de casos de dengue da história, apesar de uma queda significativa em relação ao ano anterior.

BRASIL, 21 de janeiro de 2025 – O Brasil iniciou 2025 com o segundo maior registro de casos de dengue da história, apesar de uma queda significativa em relação ao ano anterior. As autoridades de saúde permanecem em alerta diante da situação.

Nas duas primeiras semanas do ano, foram confirmadas cinco mortes causadas pela doença, enquanto outras 69 estão sob investigação. Em comparação ao mesmo período de 2024, houve uma redução de 48,7% nos casos prováveis, mas os números continuam preocupantes para as autoridades.

CENÁRIO DA DENGUE EM 2024

O Brasil registrou, em 2024, um recorde de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue, resultando em 6 mil mortes confirmadas. Além disso, 831 óbitos ainda estão sob investigação. Os estados com maior incidência em relação à população foram Acre, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.

Em termos absolutos, São Paulo liderou com 30,3 mil casos. O Ministério da Saúde atribui o aumento ao impacto da pandemia de covid-19, que interrompeu as atividades de controle do mosquito transmissor em 2020.

“Ao final de 2023 e início de 2024, os índices de infestação pelo mosquito, ou seja, os porcentuais de casas com ovos ou larvas, eram muito altos no Brasil”, afirmou Rivaldo Venâncio da Cunha, secretário de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

ESTRATÉGIAS DE COMBATE PARA 2025

Para 2025, o Ministério da Saúde planeja intensificar as visitas domiciliares e implementar novas estratégias, como a instalação de estações de larvicidas, com o objetivo de impedir o desenvolvimento dos ovos do mosquito.

Outra medida prevista é a ampliação do uso da bactéria wolbachia, que reduz a transmissão do vírus da dengue, alcançando mais 40 municípios até o fim do ano. Um dos principais desafios é o retorno do sorotipo 3 do vírus, ausente no país por mais de 15 anos, o que representa risco para a população sem imunidade.

A vacina contra a dengue está disponível na rede pública para jovens entre 10 e 14 anos, com mais de 9 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.