MOROSIDADE

Demarcação de terras no MA segue sem solução há 69 anos

Compartilhe
Demarcação morosidade
Caso envolvendo a divisão e demarcação de terras na localidade de Gameleira, em Loreto (MA), ainda aguarda conclusão após quase sete décadas de tramitação.

LORETO, 20 de março de 2025 – Um dos casos mais antigos do Brasil, envolvendo a divisão e demarcação de terras na localidade de Gameleira, em Loreto (MA), ainda aguarda conclusão após quase sete décadas de tramitação.

O processo, que começou em 1956, está atualmente sob análise do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), após ser redistribuído devido ao impedimento de um desembargador.

O conflito envolve a disputa pela propriedade de terras na região de Gameleira, onde os autores alegam desconhecimento sobre a demarcação original. Eles afirmam que a área é utilizada em regime de comunhão, resultante de sucessivas compras, vendas e partilhas judiciais, o que impede a exploração racional do terreno para agricultura ou pecuária.

A ação foi movida pelo Espólio de Antônio Martins Macedo, Espólio de Inês Martins Sandes e Terezinha de Jesus Macedo Pires, contra Isabel Martins Reis, João Batista e outros, além do Estado do Maranhão.

DECISÃO RECENTE E RECURSO

Em 2022, a juíza Luzia Madeiro Neponucena, da Vara Agrária, extinguiu o processo sem resolução de mérito, alegando falta de legitimidade dos autores, já que não há registro de propriedade nos autos. A decisão foi baseada no artigo 485, inciso VI, do Código de Processo Civil. No entanto, os autores recorreram, e o caso foi remetido ao TJMA.

Inicialmente, o desembargador Antônio Guerreiro Júnior foi designado como relator, mas declarou-se impedido. O processo foi então redistribuído para a desembargadora Nelma Sarney, que está sendo substituída pela juíza Rosária de Fátima Almeida Duarte desde janeiro de 2024.

A nova relatora assumiu o caso no dia 17 de janeiro, mas ainda não há previsão de conclusão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x