OMISSÃO

Defensoria Pública diz que governo Lula demora para ajudar yanomamis

Compartilhe
Ofício da DPU cobra do Governo Federal mais celeridade no envio de ajuda para tribos afetadas.

A Defensoria Pública da União (DPU) acusa o governo Lula de demora no envio de aviões e pessoal para ajudar na crise dos yanomamis. A denúncia foi feita em ofício enviado ao próprio Governo federal. No documento, ainda são pedidas respostas e medidas concretas adotadas para o reforço logístico-operacional que aumente a eficácia de ações junto aos indígenas.

Segundo o assessor da DPU para Casos de Grande Impacto Social, Ronaldo Neto, a instituição aponta ao governo meios para a solução de entraves, como, por exemplo, eventual falta de orçamento para a resposta humanitária no documento.

“Para a DPU, quando há vidas em risco, não se pode colocar o orçamento ou a burocracia como dificuldades”, complementa. “Frise-se que ofícios da DPU sobre a grave situação do povo Yanomamis foram ignorados pelo governo anterior. O governo federal tem demonstrado total preocupação com o tema, razão pela qual a DPU não assume posição de embate, mas sim de colaboração,” ressalta Neto.

A Defensoria pede prioridade para as demandas do ofício anterior “para que mais vidas indígenas não sejam colocadas em risco, ou seja, para que as lamentáveis e chocantes cenas que testemunhamos duas semanas atrás não se repitam nas próximas.”

“Considerando a extrema urgência que o caso requer, solicita-se que sejam encaminhadas respostas e apresentadas medidas concretas adotadas para o reforço logístico-operacional e de pessoal para conferir maior eficácia às ações junto aos indígenas Yanomami e Ye’kwana, até a próxima segunda-feira (6)”, conclui o documento.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x