ELEIÇÕES 2024

Daniel Brandão deve assumir comando do TCE-MA em chapa única

Compartilhe
TCE-MA Eleições
Nova Mesa Diretora do TCE-MA terá mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição. O exercício dos cargos começará em 1º de janeiro de 2025.

BRASIL, 10 de dezembro de 2024 – O conselheiro Daniel Itapary Brandão deve ser eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) nesta quarta (11), em votação secreta. A eleição ocorre com chapa única, integrada por Marcelo Tavares como vice-presidente, Flávia Gonzalez Leite na Corregedoria e Caldas Furtado na Ouvidoria.

A nova Mesa Diretora terá mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição. Embora a posse seja imediata, o exercício dos cargos começará em 1º de janeiro de 2025.

Daniel Brandão, sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), foi nomeado conselheiro do TCE-MA em fevereiro de 2023, indicado pela Assembleia Legislativa na vaga aberta pela aposentadoria de Edmar Cutrim. Ele é o mais jovem integrante do tribunal em idade e tempo de atuação.

Em junho de 2024, foi antecipado que Brandão havia consolidado maioria no tribunal, garantindo favoritismo para presidir a corte no biênio 2025-2026.

Como conselheiro vitalício, ele já detém poderes políticos e remuneração de R$ 35,4 mil mensais, além de benefícios adicionais. Na presidência, esses poderes se ampliam, abrangendo decisões administrativas e institucionais.

A indicação de Brandão ao tribunal gerou controvérsias sobre nepotismo e legalidade, levando a questionamentos na Justiça estadual e no STF. Tanto a Assembleia Legislativa quanto o TCE-MA negam qualquer irregularidade no processo de escolha.

O Tribunal de Contas do Maranhão é a terceira maior corte estadual de contas do Nordeste e a décima do Brasil, supervisionando 217 prefeituras municipais e a administração estadual direta e indireta.

O órgão tem poder de aprovar ou reprovar contas, além de suspender ou liberar licitações e obras.

Compartilhe

Leia mais

Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento
Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento

Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA
Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA

FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão
FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.