BRASÍLIA, 06 de setembro de 2023 – O Ministério da Saúde realizou, desde quarta (4), o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento, que visa apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde e promover o diálogo para fortalecer ações relacionadas à promoção da saúde no país, termina hoje.
No entanto, o encontro já se destacou por uma polêmica envolvendo uma performance de dança que gerou reações controversas.
Em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, uma dançarina realiza movimentos provocativos no palco, enquanto uma pessoa ao microfone cantava uma versão de Batcu, de Aretuza Lovi, que conta com participação de Valesca Popozuda. A performance recebeu aplausos tanto do público presente quanto dos outros participantes do evento.
Embora o encontro tenha como foco central a promoção da saúde e o fortalecimento das políticas nacionais nessa área, a performance da dançarina gerou críticas de políticos e membros da sociedade, questionando sua adequação e relevância para o evento.
“O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado e adotará medidas para que não aconteça novamente”, afirma a nota divulgada pelo ministério da Saúde, detalhando que o objetivo “é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”.
Um pouco do clima no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde. pic.twitter.com/qVSxXsWmtc
— O Antagonista (@o_antagonista) October 6, 2023