CUBA, 09 de janeiro de 2024 – A ditadura cubana anunciou nesta segunda (8) um aumento extraordinário nos preços dos combustíveis, com altas de 528% para gasolina e diesel comuns, como parte de um amplo plano de ajuste macroeconômico divulgado em dezembro do ano passado.
As mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de fevereiro.
Atualmente, os valores da gasolina e do diesel comuns rondam 25 pesos cubanos por litro, e após a implementação do aumento, esses preços deverão atingir cerca de 132 pesos (equivalente a R$ 5,36 no câmbio atual).
Os novos valores representam um aumento de 520% para a gasolina especial (de 94 octanas), que passará de 30 pesos por litro para 156 pesos. O diesel especial também sofrerá uma elevação de 546%, indo de 27,5 pesos para 150 pesos.
Além disso, aproximadamente 28 postos de combustíveis passarão a aceitar pagamento em dólares, visando obter mais moeda norte-americana para continuar as importações de combustíveis.
Além das mudanças nos combustíveis, o governo cubano também anunciou em dezembro que as tarifas de eletricidade sofrerão aumento em 2024. O ministro de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, informou que haverá um acréscimo de 25% para cada quilowatt extra que ultrapassar 500 quilowatts por hora.