
BRASÍLIA, 16 de setembro de 2025 – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos secretos do INSS votará, em próxima reunião, a convocação do advogado Enrique Lewandowski.
Ele é filho do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e foi contratado pelo Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap). Essa entidade é apontada pela investigação como parte de um suposto esquema de desvios bilionários de recursos de aposentados.
O requerimento para a convocação na CPMI é de autoria do senador Izalci Lucas (PL-DF). A votação foi pressionada por representantes do governo na comissão, mas agora segue para deliberação.
Um relatório de reunião comprovaria o encontro do advogado com ex-dirigentes do INSS, ambos investigados. Além disso, o Cebap é suspeito de ser controlado por Maurício Camisotti, preso recentemente.
O Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap) é uma das três entidades sob suspeita de desviar R$ 580 milhões. Segundo as apurações, essas organizações eram dirigidas por pessoas de confiança de Camisotti.
Por fim, o objetivo do suposto esquema era o roubo de recursos de milhões de aposentados e pensionistas do país.







