INVESTIGAÇÃO BOMBA

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de deputado e entidades

Compartilhe
CPMI INSS
CPMI do INSS aprovou nesta quinta (11) a quebra de sigilos fiscal e bancário do deputado estadual Edson Araújo (PSB) e de diversas entidades investigadas.

BRASÍLIA, 12 de setembro de 2025 – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou nesta quinta (11) a quebra de sigilos fiscal e bancário do deputado estadual Edson Araújo (PSB) e de diversas entidades investigadas.

A decisão da CPMI inclui 67 pessoas e 91 associações e empresas. Entre elas estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), ligada ao PT, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).

Além disso, a comissão determinou que terá acesso às informações financeiras das associações desde a assinatura dos acordos de cooperação técnica com o INSS até a data atual. A medida atinge também organizações que receberam grandes repasses da autarquia.

O deputado Edson Araújo, presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão (Fecopema), está na lista. Já o Sindnapi, que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o “Frei Chico”, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também foi incluído.

No caso da Conafer, que é ligada à Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Rural, a investigação identificou repasses superiores a R$ 100 milhões oriundos do INSS. A CPMI busca esclarecer como esses recursos foram aplicados.

Por outro lado, um acordo entre governo e oposição barrou a quebra de sigilo dos ex-ministros da Previdência Carlos Lupi e José Carlos Oliveira, além da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).

Ainda nesta quinta (11), a comissão ouviu o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, que ocupou o cargo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O nome dele surgiu nas investigações da Operação Sem Desconto, que apura movimentações financeiras suspeitas em associações e sindicatos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x