ESCÂNDALO SINDICAL

CPMI apura elo de Lupi com sindicato ligado a irmão de Lula

Compartilhe
CPMI Lula
CPMI investiga suposta relação do ex-ministro da Previdência com o Sindnapi, entidade que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente.

BRASÍLIA, 05 de setembro de 2025 – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS abriu investigação sobre possíveis vínculos do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi).

A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula.

A apuração foi motivada por revelação de que Lupi, enquanto ministro, e o vice-presidente Geraldo Alckmin concederam a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves ao Sindnapi.

A homenagem foi publicada no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2023, junto com tributos a instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à servidora do INSS Anne Nazaré Guedes.

Inscreva-se e não perca as notícias

No início da semana, o advogado Eli Cohen afirmou à CPMI que o Sindnapi estaria “extremamente envolvido” em descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas. Após a declaração, parlamentares usaram redes sociais para defender aprofundamento nas investigações.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou o episódio ao compartilhar reportagem sobre o caso. O deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) disse que questionará Carlos Lupi na sessão agendada para a próxima semana.

Já Ubiratan Sanderson (PL-RS) criticou a concessão da honraria, classificando-a como contraditória em relação à finalidade da medalha.

Levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou aumento de 564% nos descontos realizados pelo Sindnapi entre 2020 e 2024. O valor subiu de R$ 23,2 milhões para R$ 154,7 milhões no período.

Apesar dos números, a Advocacia-Geral da União (AGU), sob comando de Jorge Messias, não incluiu o sindicato nos pedidos de ressarcimento de aposentadorias.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x