POTÊNCIA LOGÍSTICA

Contrato do Porto do Itaqui é renovado por mais 25 anos

Compartilhe
Itaqui Porto
Governo do Maranhão e Agência Nacional assinam termo aditivo nesta quinta (29) para prorrogar a gestão da Emap no principal terminal público do estado.

MARANHÃO, 28 de janeiro de 2026 – O Governo do Maranhão renova por 25 anos o contrato de gestão do Porto do Itaqui com a União nesta quinta (29), em São Luís. A assinatura do termo aditivo ocorrerá na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e prorroga a exploração do terminal, cujo prazo atual venceria em 1º de fevereiro.

O governador Carlos Brandão e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias, participam da cerimônia de renovação do Porto do Itaqui.

O acordo mantém sob administração estadual, além do Porto do Itaqui, o Cais de São José de Ribamar e os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Considerado um dos principais portos públicos do país, o terminal maranhense é um hub crucial para o escoamento de commodities agrícolas e minerais.

Dessa forma, a renovação garante continuidade às operações que movimentaram quase 35 milhões de toneladas em 2025.

O Porto do Itaqui funciona como uma das principais portas de saída para o agronegócio brasileiro, especialmente para a soja e o milho produzidos na região do MATOPIBA.

Os dados de movimentação portuária de 2025 registraram um crescimento de 8,15% em relação ao ano anterior, com a soja e o petróleo como os principais produtos. Além disso, o complexo portuário gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos, reforçando sua importância econômica.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x