Artigo

Considerações sobre o pronunciamento de Jair Bolsonaro

Compartilhe
Jair Bolsonaro pode não ser um ladrãozinho como os membros do PT e da esquerda, mas tinha a obrigação de ser mais do que isso e assumir a postura de líder e estadista

1 – No dia 24 de Março o presidente Bolsonaro mostrou que não tem a capacidade POLÍTICA que o cargo exige. Por mais que a preocupação com a crise econômica devastadora que se avizinha seja pertinente e ASSUSTADORAMENTE preocupante, a função de presidente exige traquejo político para unir o país. O que se esperava de um pronunciamento de Bolsonaro em cadeia nacional em uma situação como essa era, no mínimo, era uma atuação que deixasse escancarada sua intenção de unificar o país na crise. O melhor remédio contra o caos e a irresponsabilidade da esquerda (que já não se faz de rogada e festeja os possíveis cadáveres que irão pavimentar o fracasso do governo) seria a demonstração de virtude. Fazer piadinha indireta com médico esquerdista, falar de sua condição de “ex-atleta” e partir para o ataque foi erro indefensável.

Por ter vencido uma eleição apenas com o apoio do povo e a crença em sua natureza diferente, Bolsonaro tinha a obrigação de ser melhor do que João Dória, Lula, Witzel, Ciro Gomes, Rodrigo Maia e Dilma durante aquele pronunciamento. Bolsonaro devia aos brasileiros que o elegeram uma demonstração virtude que lhes lavasse a alma.

Poderia ter anunciado diminuição no próprio salário e de seus ministros. Poderia ter anunciado que iria abrir mão de parte de sua aposentadoria. Poderia ter anunciado que iria editar uma medida que diminuísse salário de todo mundo no poder público, Executivo, Legislativo e Judiciário, que recebe mais de R$ 10 mil por mês. Poderia ter mostrado como as reformas do ano passado PROMOVIDAS PELO GOVERNO DELE salvaram o Brasil de uma catástrofe pior. E conclamado os governadores a ajuda-lo a continuar!

Para se ficar em um exemplo: o anúncio de uma reforma administrativa que impusesse aos milhares de marajás do serviço público o sacrifício que os milhões de brasileiros irão sofrer na inciativa privada teria sido aplaudida de pé. Ao invés disso, ele me vai para rede nacional de televisão fazer piada com Dráuzio Varela, o médico abraçador de estuprador e assassino de criancinha.  

2 – Também ficou evidenciado, ao desdizer o que o próprio governo diz, que pode não ter liderança no próprio governo. Na segunda o Banco Central divulgou uma série de medidas que irão garantir liquidez inédita ao país. O ministro da saúde, Mandeta, reiterou várias e várias preocupações. As medidas econômicas foram desprezadas e as recomendações do Ministério da Saúde foram confrontadas. Criticar a postura canalha da imprensa e adversários em cadeia nacional não é recomendado, mas pelo menos é justificado. Mas, como justificar o achincalhe da própria equipe?

3 – No que pese a ruindade do pronunciamento de ontem, a catástrofe que se avizinha não foi promovida por um governante que lidera uma quadrilha de ladrões e pela cultura política que massacrou esse país por tanto tempo. A crise do governo foi gestada por pura e simples incapacidade política. Movida por boas intenções e desespero com a situação? Não importa! Bolsonaro tinha obrigação de ser estadista. Não é ladrão, não é chefe de quadrilha de ladrões, não usa o governo para enriquecer partido, não usa o governo como balcão de negócios. Sim, correto! Só que tem a OBRIGAÇÃO de ser estadista em um momento como esse. A ladroagem do PT não justifica a incapacidade política de Bolsonaro.

4 – Até o Coronavirus Jair Bolsonaro fazia um governo que estava tirando o país do buraco moral que a roubalheira descarada havia nos enfiado. E graças a atuação de ministros que foram escolhidos por competência, e não por conchavo político, o começávamos a experimentar a responsabilidade administrativa que tanto desejávamos. As privatizações de empresas usadas como cabide de emprego, o fim da gastança bilionário irresponsável, reforma da previdência, lei da liberdade econômica, marco legal do saneamento básico, diminuição no número de homicídios.

5 – O sucesso das reformas e medidas tomadas no primeiro ano podem ser asseguradas com uma constatação simples: até o Coronavirus Bolsonaro estava reeleito facilmente. Mesmo apanhando diariamente ainda mantinha índices de aprovação de 50%.

6 – O tombo do governo, motivado única e excessivamente pela incapacidade de Bolsonaro, só é festejado por dois tipos de pessoa: os desejosos pela volta da política de saque no governo federal (representados por Rodrigo Maia) e os idiotas autômatos que agem como o próprio Bolsonaro ao colocar questão ideológica acima de tudo (representados por aquele seu conhecido esquerdista que acha o Brasil pior do que a Venezuela).

7 – Qualquer que seja o resultado, passada essa crise estão completamente INVIABILIZADAS as reformas tão importantes para que nosso país deixe se ser uma republiqueta. O fatal estrago nas contas públicas promovido pelo vírus e a barbeiragem política do presidente vão congelar as boas ideias catalisadas por Paulo Guedes por mais 5 ou 10 anos. Espero muito estar errado, mas acho que ontem o governo foi implodido politicamente.

8 – E aos que estão lendo esse texto sorrido e festejando o fracasso de Bolsonaro, não se avexem! Se a incompetência nos trouxe até aqui, imaginem a incompetência somada à maior quadrilha de ladrões que o poder público já teve? Quem tem bom senso não irá negar a pantomima de ontem. Quem tem sendo de responsabilidade é obrigado a lamentar o fracasso do presidente. Quem tem apreço pela realidade sabe que seria pior se tivéssemos os larápios do PT no poder fazendo “governo de coalizão” com Rodrigo Maia.

9 – Por fim, não me arrependo e não vou me arrepender de ter votado em Bolsonaro.

O presidente falha por não ter a capacidade POLÍTICA exigida para o cargo, não por ter entrado lá para roubar o país. Se em 2018 tivéssemos escolhido Haddad, não tenho a menor dúvida de que hoje nosso país estaria em situação INDISCUTIVELMENTE pior.

Não é futorologia, é lógica. Nenhuma das medidas virtuosas tomadas em 2019 pela equipe de Bolsonaro seriam abraçadas por um governo de ladrões cleptocratas. Aí, meus amigos, seria salve-se quem puder.

Infelizmente em 2018 tivemos que escolher entre uma quadrilha e um incapaz. O que, de certo, não é uma coisa boa. Se tivesse que escolher mais uma vez entre os dois, votaria de novo no incapaz.

Pessoas sábias dizem que nunca é tarde. Para mim o governo acabou ontem porque foram exauridas as possibilidades de melhorar o país. Aos acham bastante o simples fato de um representante de sua ideologia ser presidente, tudo bem. Para mim um governo só é válido enquanto tem possibilidade de melhorar um país. O resto é discussão com gente ignorante.

Espero estar errado, talvez o tempo me corrija.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lucas Sampaio

Madalena Arrependida!

Caiu a ficha?

Anônimo

Talvez estejas errado na futurologia mas na análise do momento estás plenamente certo. Infelizmente.

Helena

Quem ajudou a escrever o discurso ajudou tb a afundar o governo que a essa altura já não se sustenta mais, Bolsonaro cobseguiu reunir um time de ministro de primeira, mas sua incapacidade de liderança colocou todo esforço a perder, talvez não fosse um momento de fazer aquele discurso. Eu fiquei sem argumento para defendê-lo, embora a preocupação com a economia deva ser de todos nós. Se tirá-lo do poder não sei se teria outra eleição já que ainda ñ tem 2 anos de mandato, ou se o Maia assummirá, de qualquer forma acho que a esquerda voltará como na Argentina e o desastre econômico será pior do que esse que será deixado pelo coronavirus. Infelizmente, o presidente precisava de uma assessoria que monitorasse seus discursos, pois suas palavras são combustíveis para a oposição sanguinária. Só posso lamentar.

Antonio Vidal

Concordo plenamente com tudo o que você descreveu em seu artigo, também não me arrependo de ter votado em Bolsonaro, mais também tenho a mesma opinião que você e é pela sua lucidez em que pensa e escreve que sou seu fiel leitor.

Nemias

Creio que tenha se precipitado na análise!Por vezes, a revelação da verdade de fato nos impressiona tanto que assim que a encaramos nos causa espanto ou nos detém chocados. Mas, quando o fato revelado é ruminado em nossa mente e passa a ser compreendido por nós, agora de modo mais claro, aquela stupefacção inicial se transmuda em ação positiva e nos põe à agir, nos tirando da inércia desejada infelizmente por alguns.
Aguardemos!

Noleto

Tu é mais um amargurado que não dá o braço a torcer. Tenha ombridade e confessa que errou ao votar com o seu ódio, aproveite o momento e tente analisar o mal que fez a sociedade brasileira.
Ou vai continuar nesse estado de ignorância perpétua?

jose carlos aguilar

Caro Nemias, apoio vossa intervenção. Por comodismo a saúde aplicou o inédito isolamento vertical, com exceções para alguns trabalhadores. Deviam aplicar isolamento horizontal, isolando casos exaustivamente detalhados (idosos, usuários de remédios controlados, diabéticos, doentes com condições prévias, com baixa imunidade,etc) O país não pode parar, ou são só os garis, cobradores e motoristas de ônibus, porteiros e auxiliares dos condomínios, funcionários de supermercados, funcionários de farmácias, atendentes de postos e mais alguns, que não devem cuidar da saúde no isolamento, e devem ir de cara limpa a luta. O vírus chines não é seletivo. Repito Heleno.

Graça santos

Nao concordo
Incapaz é tua mãe
Vc nao tem capacidade pra isso
Quem é vc?
Tu é um coitado
Vai se arrepdnder
Pedir desculpas e PERDÃO é o mínimo
Brasil acima de tudo!!!

Silvia Helena

Parabéns pela análise. E esse discernimento que precisamos ter para o bem do Brasil.

Carlos Alberto de Souza Coelho

O pior cego é aquele que não quer ver, Bolsonaro é grosso não sabe falar porém, é bastante direto pra quem não entendeu é que a fome vai matar muito mais que o Chinavirus essa é a verdade, fiquem em casa não vão trabalhar para ver o que vai acontecer.

Andre

infelizmente

Demo

Que pena que tem pessoas com a sua visão. Lamentável pessoas como você usarem as mídias sociais, quaisquer que sejam, para falar o que não tem competência para tal

Demo

Pelo visto vc e mais um idiota inútil.

Zeíla Miranda

Só para lembra se ocorrer impchmam do nosso presidente Bolsonaro quem assume é vice presidente MOURÃO .

CREIO E TENHO FÉ QUE POR MAIS QUE ESSA CÚPULA Venha tramar esse golpe contra Bolsonaro, o tiro vai sair pela culatra. Esse é o meu ponto de vista .

Estou com nosso presidente Bolsonaro no que der e vier com covid19. Pra frente Brasil.

O povo tem que trabalhar, a ter seu dinheiro em casa para sustentar sua família, ou irá morrer todos de fome .
Mantenha em casa as pessoas de auto risco e os idosos acima de 60 anos.

O Brasil não pode parar .

Jorge

O Bolsonaro está muito mais preparado que vc imagina.
Despreparado deve está vc com suas ideias, contra um País que viveu na mão desses canalhas.

Esses esquerdistas, ou os que são contra o crescimento do Pais com a gestão do patriota Bolsonaro, tem que entender que acabou pra eles.
Melhor assim com o Bolsonaro, pior seria com Mourão.

cidadão

Comunistas de plantão tão perfeitos né so que não vão trabalhar cambada.

Roberto

É uma piada esse governo… a estupidez humana em seus mais imbecis súditos. Você ter votado em favor da honestidade da até para aceitar, mas concordar com as asneiras aí já é assinar o certificado de IDIOTA! Cada um, cada um… mas daí querer convencer outros com sua própria idiotice fica mais trabalhoso.

Anônimo

O proprio Linhares se corrigiu no artigo seguinte. O Presidente pode ser tosco politicamente, mas é infinitamente melhor que os refinados ladrões e corruptos, que estão esfregando as mãos de contentamento com a desgraça alheia
Deus há de iluminar o PRSIDENTE e sua equipe, para que saiam vencefores dessa guerra contra o mal.

Acassia

O melhor comentário!!
Como alguém consegue, em sã consciência, acreditar que Bozo não é corrupto, não é chefe de quadrilha?
Essa gente está roubando o dinheiro público há mais de 30 anos. Enriquecimento de toda Famiglia, sem comprovação de renda.
Estão gastando fortunas diárias em cartão corporativo…
Isso prá não falar do desejo nazista de dominar o país, juntamente com 01, 02, 03, é daqui a pouco 04.
Além de tudo é um monstro GENOCIDA, que sai por aí, apertando a mais abraçando pobres e imbecis.
Que Deus nos ajude e nos livre dessa grande PRAGA!!

Gustavo Manoel.

Agora é golpe kkkkk hipócrita você em

Maria Célia

Excelente e ponderada análise

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

21
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x