SÃO LUÍS, 10 de janeiro de 2024 – Cerca de 30 mil conselheiros tutelares em todo o Brasil assumiram oficialmente suas funções nesta quarta (10) nos mais de 5,5 mil municípios do país.
Eleitos em outubro do ano passado, o Conselho desempenha um papel vital, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atuando na defesa dos direitos e na implementação de medidas para garantir a segurança desses jovens.
A posse dos conselheiros tutelares é um marco haja vista que pela primeira vez as eleições – ocorridas em outubro – utilizaram urnas eletrônicas em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Inclusive, mais de 3 milhões de pessoas compareceram às urnas, representando um aumento significativo de 25,8% na participação de eleitores das capitais em comparação com o pleito de 2019.
Em São Luís, a cerimônia de posse dos conselheiros tutelares ocorreu no Teatro da Cidade, onde cinco membros foram eleitos para cada uma das dez áreas que compõem a estrutura dos Conselhos Tutelares da cidade.
Vinte e três conselheiros que já estavam em mandato foram reeleitos, garantindo uma cobertura abrangente em diversas regiões da cidade, conforme estabelecido nas áreas dos Conselhos Tutelares.
Estas incluem Itaqui-Bacanga; Centro/Alemanha; Coroadinho/João Paulo; Cidade Operária/Cidade Olímpica; Vila Luizão/Turu; Zona Rural; São Cristóvão/São Raimundo; Cohab/Cohatrac; Anil/Bequimão; e São Francisco/Cohama.