CORRUPÇÃO

Condenado ex-prefeito que desviou Fundeb pra pagar fantasmas

Compartilhe
ex-prefeito condenado
Justiça Federal condena ex-prefeito de Bela Vista do Maranhão e ex-secretária municipal de Educação por desviar verbas do Fundeb para pagar servidores fantasmas

BELA VISTA DO MARANHÃO, 29 de outubro de 2025 – A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira Mendes, e a ex-secretária municipal de Educação por desviar verbas do Fundeb para pagar servidores fantasmas.

A sentença da 5ª Vara Federal do Maranhão, que ainda pode ser recorrida, atendeu a uma ação do Ministério Público Federal e foi proferida agora. O esquema ilegal ocorreu entre 2013 e 2015, causando prejuízo aos cofres públicos.

As investigações comprovaram que os ex-gestores incluíram irregularmente ao menos 42 pessoas na folha de pagamento da educação municipal. Esses indivíduos, no entanto, não cumpriam nenhuma jornada de trabalho para o município. Além disso, as provas mostraram que vários beneficiários moravam em outras cidades ou já possuíam outros empregos.

O Ministério Público Federal também identificou que parte dos nomeados não atendia ao requisito de escolaridade mínima para os cargos. A gestão ainda realizou contratações irregulares de parentes durante o período, conforme o processo. Dessa forma, ficou demonstrado que o ex-prefeito e a ex-secretária agiram de forma consciente no desvio.

Com base nas evidências de enriquecimento ilícito com verbas públicas, a Justiça os condenou por ato de improbidade administrativa.

A decisão estabelece o ressarcimento integral e solidário dos valores desviados do Fundeb. Portanto, os dois terão que pagar em conjunto o montante subtraído, mais uma multa civil de valor equivalente ao prejuízo.

A sentença também impõe a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por dez anos. Já a ex-secretária de Educação ficará impedida de exercer seus direitos políticos por oito anos.

Ambos estão proibidos de contratar com o poder público pelo mesmo período de suas suspensões políticas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x