NOVA YORK, 25 de setembro de 2024 – O presidente Lula levou mais de cem pessoas para a 79ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York, Estados Unidos. A comitiva inclui autoridades e assessores, mas não considera membros de órgãos oficiais como a Embratur.
As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União e no Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Até o momento, os gastos da viagem para ONU já ultrapassam R$ 750 mil, com mais valores a serem divulgados. A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, registrou a passagem mais cara, custando R$ 45.851,90.
Lula embarcou no avião presidencial no sábado (21), acompanhado de Janja, primeira-dama, além de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Celso Amorim, assessor especial. Outros ministros também estão na delegação, como Fernando Haddad (Fazenda) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Embora parte dos gastos tenha sido divulgada, o orçamento não cobre despesas do avião presidencial. Os valores mais altos são das passagens em voos comerciais, com alguns custos ainda não revelados.
A expectativa é de que mais detalhes sejam apresentados nos próximos dias.
Confira a lista da comitiva de Lula na ONU