NOTAS
Coluna Upload 04/01/2023
Por José Linhares Jr • 04/01/2023
Compartilhe
Paulo Victor cresce, Duarte Jr derrete, Eduardo Braide espera e Carlos Brandão reina.

ESQUECERAM-SE DE MIM – O avanço político do vereador Paulo Victor em São Luís já tem sua 1ª vítima. Mesmo sem o palanque das eleições de 2022, Victor conseguiu atrair atenção do governador Carlos Brandão e se tornou o preferido para defender o governo nas eleições. Consolidada a aliança com Brandão, Paulo Victor avança sobre lideranças políticas do estado para costurar a frente que deve garantir-lhe sustentação nas eleições de 2024.

Enquanto Paulo Victor cresce, a cada dia que passa é menos frequente a lembrança de que, pelo menos até seis meses atrás, todos davam a candidatura de Duarte Jr como certa.

Além da articulação de Paulo Victor, também contribuiu para o esvaziamento da ambição de Duarte Jr a votação nas eleições. Duarte ficou “no meio da tabela” e teve votação abaixo do esperado porque era esperado que estivesse entre os 3 mais votados. Duarte ficou atrás de nomes menos midiáticos como Detinha (PL), Pedro Lucas Fernandes (União), Juscelino Filho (União Brasil), André Fufuca (PP), Aluísio Mendes (PSC) e Marreca Filho (Patriota).

DURO DE MATAR – Passando um período conturbado na relação com os vereadores, observadores já dão como árdua a tarefa do prefeito Eduardo Braide (PSD) nas eleições de 2024. Ocorre que, com a hegemonia de Paulo Victor é possível que a tarefa de Braide torne-se menos difícil do que em 2020. Naquela eleição, sem o mandato de prefeito e também sem o apoio da Câmara, Braide teve que enfrentar uma horda de candidatos governistas que o massacraram por semanas.

Acabou massacrando a todos.

O PODEROSO CHEFÃO – “Quero cumprimentar nosso comandante político no Estado do Maranhão, o governador Carlos Brandão”. Assim o ministro Flávio Dino (PSB) referiu-se a atual governador do estado durante sua posse no Ministério. Dado o caráter de Dino, que não é conhecido por elogiar desafetos publicamente, tudo indica que a relação entre os dois está pacificada. Nas últimas semanas boatos sobre um rompimento entre os dois ganharam força e havia a suspeita, inclusive, de rompimento entre os dois.

A postura de Dino revela que Brandão conta com o apoio do único que poderia fazer frente ao seu governo.

O PODEROSO CHEFÃO 2 – Aliás, o presidente da Assembleia legislativa, Othelino Neto (PCdoB), sentiu até onde via o poder de Brandão. Em poucas semanas deixou de ser favoritíssimo à reeleição ao status de isolado na própria casa que preside.

No início da disputa entre Othelino e a candidata de Brandão, Iracema Vale (PSB), era esperada uma virada de mesa antes do fim da primeira quinzena de janeiro. As eleições acontecem em fevereiro e Iracema lançou candidatura em meados de dezembro. Bastaram poucos dias para Brandão garantir a vitória de Iracema.

Compartilhe
14/06/2024
ATAQUE
Pacovan é alvo de ataque a tiros na cidade de Zé Doca
14/06/2024
EXECUÇÃO
Corpos de irmãs são encontrados em praias do Maranhão
14/06/2024
SÃO LUÍS
Karla Sarney fiscaliza Programa de Saúde Mental para Professores

2 Comentários

  1. Tô de olho

    Jogo é jogado, mesmo não tendo o estardalhaço todo Neto Evangelista pode vim forte mesmo com a derrota de WR.

    Aguardemos por que esse ano promete grandes emoções

    Responder
  2. Tony

    Só esqueceu de dizer que se não fosse o PDT Braide não levaria essa eleição

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda