ESQUECERAM-SE DE MIM – O avanço político do vereador Paulo Victor em São Luís já tem sua 1ª vítima. Mesmo sem o palanque das eleições de 2022, Victor conseguiu atrair atenção do governador Carlos Brandão e se tornou o preferido para defender o governo nas eleições. Consolidada a aliança com Brandão, Paulo Victor avança sobre lideranças políticas do estado para costurar a frente que deve garantir-lhe sustentação nas eleições de 2024.
Enquanto Paulo Victor cresce, a cada dia que passa é menos frequente a lembrança de que, pelo menos até seis meses atrás, todos davam a candidatura de Duarte Jr como certa.
Além da articulação de Paulo Victor, também contribuiu para o esvaziamento da ambição de Duarte Jr a votação nas eleições. Duarte ficou “no meio da tabela” e teve votação abaixo do esperado porque era esperado que estivesse entre os 3 mais votados. Duarte ficou atrás de nomes menos midiáticos como Detinha (PL), Pedro Lucas Fernandes (União), Juscelino Filho (União Brasil), André Fufuca (PP), Aluísio Mendes (PSC) e Marreca Filho (Patriota).
DURO DE MATAR – Passando um período conturbado na relação com os vereadores, observadores já dão como árdua a tarefa do prefeito Eduardo Braide (PSD) nas eleições de 2024. Ocorre que, com a hegemonia de Paulo Victor é possível que a tarefa de Braide torne-se menos difícil do que em 2020. Naquela eleição, sem o mandato de prefeito e também sem o apoio da Câmara, Braide teve que enfrentar uma horda de candidatos governistas que o massacraram por semanas.
Acabou massacrando a todos.
O PODEROSO CHEFÃO – “Quero cumprimentar nosso comandante político no Estado do Maranhão, o governador Carlos Brandão”. Assim o ministro Flávio Dino (PSB) referiu-se a atual governador do estado durante sua posse no Ministério. Dado o caráter de Dino, que não é conhecido por elogiar desafetos publicamente, tudo indica que a relação entre os dois está pacificada. Nas últimas semanas boatos sobre um rompimento entre os dois ganharam força e havia a suspeita, inclusive, de rompimento entre os dois.
A postura de Dino revela que Brandão conta com o apoio do único que poderia fazer frente ao seu governo.
O PODEROSO CHEFÃO 2 – Aliás, o presidente da Assembleia legislativa, Othelino Neto (PCdoB), sentiu até onde via o poder de Brandão. Em poucas semanas deixou de ser favoritíssimo à reeleição ao status de isolado na própria casa que preside.
No início da disputa entre Othelino e a candidata de Brandão, Iracema Vale (PSB), era esperada uma virada de mesa antes do fim da primeira quinzena de janeiro. As eleições acontecem em fevereiro e Iracema lançou candidatura em meados de dezembro. Bastaram poucos dias para Brandão garantir a vitória de Iracema.
Respostas de 2
Jogo é jogado, mesmo não tendo o estardalhaço todo Neto Evangelista pode vim forte mesmo com a derrota de WR.
Aguardemos por que esse ano promete grandes emoções
Só esqueceu de dizer que se não fosse o PDT Braide não levaria essa eleição