ELEIÇÃO

CNJ retira processo sobre Quinto Constitucional da pauta

Compartilhe
Quinto Constitucional
Pedido do MPU leva à retirada de pauta no CNJ do processo sobre escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional.

SÃO LUÍS, 24 de outubro de 2023 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu retirar da pauta da 15ª sessão virtual o procedimento de controle administrativo que tem impacto na escolha do desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) pelo Quinto Constitucional.

A decisão foi motivada por um pedido do Ministério Público da União (MPU).

O caso chegou ao CNJ após a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), questionar uma resolução do TJMA que regulamentava a forma de seleção.

A principal discordância estava relacionada ao uso de votação secreta e à tomada de decisões por um Órgão Especial ou uma comissão de apenas sete desembargadores, e não pelo plenário.

Embora o caso tenha começado a ser julgado no Conselho na semana passada, a retirada de pauta indica que um novo prazo será estabelecido. Durante esse período, permanece em vigor uma liminar do conselheiro Sidney Madruga que anula o texto em questão.

Devido a esse impasse, a lista tríplice para a escolha do desembargador ainda não foi definida, mesmo quase cinco meses após a entrega da lista sêxtupla pela OAB-MA ao TJMA.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, recentemente enfatizou a importância de respeitar a resolução em questão, explicando que a decisão do Tribunal foi tomada com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Velten esclareceu que a liminar do CNJ não obriga o TJ maranhense a realizar a votação para a formação da lista tríplice antes de uma decisão final sobre o caso.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.