JUSTIÇA CORRUPTA

CNJ apura irregularidades em cartório de Caxias no Maranhão

Compartilhe
CNJ investigação
Ação de improbidade investiga prejuízo de R$ 1 milhão ao erário com participação de autoridades do TJMA; caso terá acompanhamento por parte do CNJ.

CAXIAS, 19 de maio de 2025 – A Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou o acompanhamento prioritário de uma ação de improbidade administrativa envolvendo o Cartório do 1º Ofício da Comarca de Caxias (MA).

O caso investiga um prejuízo de R$ 1.043.422,06 ao erário público, com indícios de irregularidades na gestão interina de Delfina do Carmo Teixeira de Abreu, nomeada durante a administração de Nelma Sarney Costa no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O Ministério Público do Maranhão identificou supostos atos de improbidade na contratação de serviços, compra de mobiliário e equipamentos de informática.

Documentos obtidos pelo site Direito e Ordem apontam que a Corregedoria do TJMA, então sob comando de Nelma Sarney Costa, autorizou as despesas sem análise adequada. Além disso, decisões do juiz Sidarta Gautama Farias Maranhão teriam beneficiado a gestão interina com “celeridade incomum e sem fundamentação adequada”.

A ação lista 15 envolvidos, incluindo servidores e magistrados. O processo, no entanto, enfrenta atrasos devido à dificuldade em citar todos os réus e à ausência temporária de um promotor titular. O Procurador-Geral de Justiça já adotou medidas para normalizar a atuação ministerial no caso.

O ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional, determinou o monitoramento do caso por 90 dias, exigindo atualizações periódicas da 2ª Vara Cível de Caxias.

O objetivo é evitar nulidades processuais e garantir tramitação prioritária, conforme a Meta 4 do CNJ, que trata de combate à corrupção e à morosidade judicial em casos sensíveis.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x