LEVANTAMENTO

CNJ aponta que 1 a cada 3 presídios não têm bibliotecas

Compartilhe
CNJ presídios
Pesquisa feita em 1.347 prisões estaduais aponta que, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não tem atividades educacionais

BRASIL, 30 de outubro de 2023 – Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que cerca de 30% dos presídios no Brasil não contam com bibliotecas, o que afeta diretamente o acesso à leitura e a realização de atividades educativas para a população carcerária.

O estudo, parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional, aponta ainda a ausência de critérios claros para acesso aos livros, revelando restrições de acesso e falta de inclusão para pessoas com deficiência e analfabetas.

De acordo com a coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire, a ausência de bibliotecas nos presídios é uma questão crítica que afeta diretamente as iniciativas de leitura e educação.

O trabalho, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), analisou a estrutura e as condições de acesso à leitura em unidades prisionais em todos os estados brasileiros e contou com a participação de coordenadores regionais e pesquisadores de campo em todo o país.

Continue lendo

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x