MARANHÃO, 21 de setembro de 2023 – Cinco clubes de futebol maranhenses, incluindo Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro, anunciaram em um comunicado conjunto à Federação Maranhense de Futebol (FMF) que desistiram de participar da Copa FMF 2023. Além disso, eles sugeriram que a competição não ocorra este ano e que as vagas destinadas ao futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil de 2024 sejam distribuídas com base na classificação do Campeonato Maranhense de 2023.
No comunicado, os clubes alegaram que a realização da Copa FMF prejudicaria seus recursos financeiros, considerando custos com arbitragem, viagens, hospedagem e pagamento de atletas para uma competição de curta duração. Isso impactaria seu planejamento para o Campeonato Maranhense de 2024 e outros torneios. Vale ressaltar que Sampaio Corrêa e Moto Club também competirão na Pré-Copa do Nordeste no início da próxima temporada. O Chapadinha, sexto colocado no último Estadual, já havia anunciado sua desistência da Copa FMF.
A participação do Sampaio Corrêa na Série B do Brasileirão foi apontada como outro obstáculo, pois o estadual seria realizado enquanto o time ainda teria compromissos na Segundona. A manutenção do Sampaio na Série B é de interesse de todos os clubes maranhenses, já que o Tricolor contribui para o estado no Ranking de Federações da CBF, influenciando a distribuição de vagas em competições nacionais, como a Copa do Brasil.
Com as desistências, a Copa FMF deve ser cancelada. De acordo com a CBF, uma competição que oferece vaga na Copa do Brasil precisa ter a participação mínima de seis times, sendo quatro da primeira divisão do estadual. Até o momento, apenas o Cordino não anunciou desistência da Copa FMF, que também previa vagas para o campeão e vice da Segundinha Maranhense.
Em caso de cancelamento, o Moto Club garante uma das vagas do Maranhão na Série D de 2024 por ter sido vice-campeão estadual, e o Sampaio Corrêa, terceiro colocado, fica com a outra vaga na próxima edição da Copa do Brasil. A decisão da FMF sobre a realização ou cancelamento da Copa FMF será anunciada na sexta (22).