MARANHÃO, 04 de novembro de 2024 – A terceira atualização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), apresentada em Brasília nesta sexta (1º), apontou que a maioria das cidades do Maranhão obteve níveis baixos ou muito baixos de desenvolvimento sustentável.
O levantamento mostrou que 189 municípios maranhenses, o equivalente a 87% do total, alcançaram um índice classificado como “muito baixo”. Outros 28 municípios registraram índice considerado “baixo”.
O IDSC-BR avalia o desempenho de cidades brasileiras em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Baseado em 100 indicadores nacionais, o índice mede o progresso e os desafios enfrentados por cada município na erradicação da pobreza e na preservação do meio ambiente.
De acordo com o IDSC-BR, o nível de sustentabilidade é classificado em cinco categorias: “muito baixo” (até 39,9), “baixo” (até 49,9), “médio” (até 59,9), “alto” (até 79,9) e “muito alto” (acima de 79,9). A ferramenta fornece um panorama detalhado, orientando os municípios quanto ao cumprimento dos ODS e à necessidade de ações sustentáveis.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU fazem parte da Agenda 2030, com metas para combater a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a segurança climática global.