BRASIL, 06 de setembro de 2024 – O Censo de 2022, realizado pelo IBGE, apontou que cerca de 46 mil brasileiros residem em hotéis ou pensões. A maior parte dessa população é composta por homens, e a faixa etária predominante é de 30 a 39 anos.
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, São Paulo lidera o número de pessoas vivendo em hotéis, com 9,3 mil residentes. Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 4,1 mil pessoas, seguido pelo Pará, que surpreende ao registrar 3,7 mil moradores, mesmo sendo o nono estado em população.
Entre os seis estados com mais pessoas morando, estão também Bahia (3,2 mil), Paraná (3 mil) e Amazonas (2,9 mil). Na outra ponta, o Acre possui o menor número de moradores em hotéis, com apenas 147 pessoas.
Segundo o IBGE, os hotéis fazem parte da categoria de “domicílios coletivos”. Em termos de população residente nesse tipo de moradia, os que ocupam a terceira posição, atrás de penitenciárias, que abrigam 479 mil pessoas, e de asilos e instituições semelhantes, com 160 mil residentes.