ASSEMBLEIA

Carmen Lúcia será relatora de ação sobre eleição na Alema

Compartilhe
Ação Assembleia
Ação do Solidariedade questiona critérios de desempate em eleição legislativa na Alema, pedindo que número de legislaturas seja priorizado sobre a idade.

BRASÍLIA, 26 de novembro de 2024 – A ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designada relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.756, protocolada pelo Partido Solidariedade. A ação questiona o critério de desempate na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

A definição da relatoria ocorreu na segunda (25), às 17h54, e o processo já está sob análise no gabinete da ministra.

O Solidariedade solicita a declaração de inconstitucionalidade do inciso IV do artigo 8º do Regimento Interno da Alema, alterado pela Resolução nº 1.300/2024. O partido defende que o critério de maior idade só deve ser aplicado após a utilização do número de legislaturas como desempate.

Além disso, a sigla pleiteia uma medida cautelar para anular a proclamação do resultado da eleição para a presidência da Mesa Diretora, realizada em 13 de novembro de 2024. Caso o pedido seja aceito, o partido pede que seja declarado eleito o candidato com maior número de mandatos legislativos.

O partido fundamenta sua ação nos princípios constitucionais da igualdade, isonomia, razoabilidade e proporcionalidade. Para o Solidariedade, priorizar exclusivamente a maior idade como critério de desempate é incompatível com os preceitos republicano e democrático.

A sigla argumenta que o número de legislaturas reflete experiência parlamentar, sendo um critério mais adequado e justo para a escolha.

Um levantamento divulgado pelo blog Isaías Rocha revelou que 17 das 27 Assembleias Legislativas do Brasil utilizam critérios semelhantes aos defendidos pela sigla. Em dez Casas Legislativas, incluindo a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o critério atual favorece oponente do Solidariedade.

Compartilhe

Leia mais

STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques
STF operação

RELATOR

STF mantém relatoria da Operação Overclean com Nunes Marques

Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino
Camarão 2026

ELEIÇÕES 2030

Felipe Camarão confirma rompimento político com Othelino

STF 2025

ANO JUDICIÁRIO

STF terá Bets, redes sociais e Uber na pauta em 2025
STF 2025

ANO JUDICIÁRIO

STF terá Bets, redes sociais e Uber na pauta em 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.