Menu

2024

Candidatos negros superam brancos nas eleições municipais

Compartilhe
Negros eleições
Justiça Eleitoral registra mais candidaturas de pessoas negras do que brancas, totalizando 52,7% dos candidatos nas eleições deste ano.

BRASIL, 21 de agosto de 2024 – A Justiça Eleitoral divulgou nesta terça (20) que o número de candidatos negros nas eleições municipais de 2024 superou o de candidatos brancos, com 240.587 registros, correspondendo a 52,7% do total de candidaturas.

Este número inclui postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições marcadas para o dia 6 de outubro. Em comparação, o número de candidatos brancos é de 215.763.

Essa é a segunda vez que as candidaturas negras superam as brancas em eleições no Brasil. A primeira ocorreu nas eleições gerais de 2022, quando candidatos negros representaram 50,2% do total. Em 2018, durante as eleições municipais, essa taxa foi de 46,4%.

Além dos dados raciais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou informações sobre a distribuição de gênero entre os candidatos. Do total de 456.310 candidaturas registradas, 155 mil são de mulheres, representando 33,96% do total.

Em termos de partidos, o PCdoB registrou o maior percentual de candidaturas negras, com 70,19% de suas candidatas e 73,4% dos candidatos homens se declarando negros.

Em contraste, o partido Novo registrou o maior percentual de mulheres não negras, com 58,06%, enquanto o PL apresentou a maior taxa de homens não negros, com 56,4%.

Os percentuais de candidaturas negras e femininas são fundamentais para a distribuição dos recursos públicos provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo de Assistência Financeira aos Partidos Políticos (Fundo Partidário).

A legislação eleitoral determina que no mínimo 30% dos recursos destinados às campanhas devem ser aplicados em candidaturas femininas. Já para as candidaturas de pessoas negras, a aplicação de recursos deve ser proporcional ao número de candidaturas, seguindo o mesmo percentual.

Recentemente, o Congresso aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a aplicação de 30% dos recursos públicos em campanhas eleitorais para candidaturas de pessoas negras.

Essa nova regra pode impactar o financiamento dessas candidaturas, ao limitar uma parcela dos recursos que anteriormente era destinada conforme o número total de candidatos negros.

A classificação utilizada pelo TSE é baseada nos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que inclui entre as pessoas negras aquelas que se declaram pardas ou pretas.

Segundo o Censo de 2022, 56,1% da população brasileira se declara negra, o que, para especialistas, reflete um maior reconhecimento racial por parte dos brasileiros.

Compartilhe

Leia mais

Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA
Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA

Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden
Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden

Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada
Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA