SÃO LUÍS, 09 de outubro de 2024 – Dos oito candidatos à prefeitura de São Luís, sete investiram em anúncios pagos nas redes sociais durante a campanha de 2024. Essa estratégia, chamada de impulsionamento, consiste em pagar para que publicações sejam exibidas com mais frequência aos seguidores e a novos públicos.
O levantamento, realizado pelo site Folha do Maranhão, mostrou que o candidato Duarte Júnior, do PSB, foi o que mais investiu, gastando R$ 699.564,00, dos quais R$ 218.130,00 foram aplicados na última semana de campanha.
Yglésio Moyses, do PRTB, ficou em segundo lugar, com um gasto total de R$ 579.867,00. Já Wellington do Curso, do Partido Novo, investiu R$ 231.000,00 em impulsionamento.
Apesar de não ser o maior investidor, Wellington do Curso liderou em número de campanhas patrocinadas. Ele fez 1.100 anúncios, enquanto Duarte Júnior realizou 450. Fábio Câmara, do PDT, ficou em terceiro com 430 campanhas, seguido por Flávia Alves, do Solidariedade, com 260 campanhas patrocinadas.
Outros candidatos também aderiram ao impulsionamento, como Flávia Alves, que gastou R$ 150.000,00. Fábio Câmara investiu R$ 36.984,00, e Saulo Arcangeli, do PSTU, utilizou R$ 5.351,00.
Eduardo Braide gastou R$ 7.793,00, valor significativamente menor em comparação ao que investiu em eleições anteriores.