CEARÁ, 17 de setembro de 2024 – O candidato do Novo à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão, foi retirado do debate da TV Otimista, na noite da segunda (16), por decisão da Justiça Eleitoral. Girão chegou a participar do primeiro bloco, mas foi expulso no início do segundo.
A retirada ocorreu após o apresentador Paulo César Norões informar que a emissora havia recebido uma intimação judicial. A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Rogério Feitosa Carvalho Mota, determinou a exclusão de Girão do debate devido ao não cumprimento de uma exigência eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) destacou que o partido Novo não cumpriu a regra que exige ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional filiados até julho de 2024 para garantir a presença de seus candidatos em debates.
A decisão do TRE-CE reverteu uma liminar da 1ª instância que havia permitido a participação de Girão.
Após ser retirado do debate, Girão criticou a exclusão e chamou o episódio de “ditadura”. Ele também atacou o partido Solidariedade, autor do recurso que o excluiu, afirmando que foi uma tentativa de silenciá-lo.
O candidato expressou indignação, alegando que partidos como PT, Solidariedade e PSOL estariam juntos para impedir sua participação no debate.
“Nós estamos em uma democracia relativa. Precisamos sair dessa ditadura e esperar que a justiça prevaleça […] É um jogo de cena, desde o início eles estão juntos, PT, Solidariedade e Psol, aí para me tirar no meio do debate. Nunca vi isso acontecer e fico imaginando por que eles querem me calar. É por que eu denuncio, relembro sempre, que eles não levaram à frente a CPI do Narcotráfico? Aí está aí o crime humilhando nosso povo hoje?”, desabafou.